close em uma peça 3d sendo impressa

A impressão 3D tem transformado a maneira como os makers criam objetos. Materializar ideias se tornou mais prático, além de haver um potencial muito maior para criar produtos do zero com o suporte das máquinas. Mas você sabe qual é a função dos tipos de preenchimento na impressora 3D nisso?

 

Também conhecido como infill, o preenchimento é uma parte do processo de criação e materialização de projetos responsável por determinar a densidade interna do objeto 3D. No artigo de hoje, nós iremos apresentar os principais tipos e como usá-los no seu dia a dia. Boa leitura!

Como funciona o preenchimento na impressora 3D?

Ao contrário do que parece, raramente um objeto conta com preenchimento na impressão 3D total ou zerado. O mais comum é que as impressões aconteçam com até 15% do interior preenchido, o que traz maior agilidade e economia de filamento para imprimir em comparação aos projetos densos.

 

Além disso, os projetos de impressão 3D materializados de forma sólida, ou seja, 100% preenchida, não apresentam propriedades mecânicas superiores em relação aos casos com menor preenchimento.

 

E se você não optar por nenhum dos tipos de preenchimento na impressora 3D? Bom, um modelo vazio por dentro pode gerar pequenos furos ou lacunas na impressão. Isso significa um resultado final com falhas, o que não seria interessante para um empreendedor. Portanto, o ideal é utilizar um enchimento adequado.

Quais são os tipos de preenchimento que existem?

Maker, agora você irá conhecer alguns dos principais tipos de preenchimento na impressora 3D. Em cada exemplo, também vai conferir os diferenciais de cada um. Continue a leitura!

1. Honeycomb

Com estrutura de favo de mel, este tipo de preenchimento na impressora 3D é um dos mais utilizados, por ter grande resistência em várias direções. Além disso, não interfere no tempo de impressão de forma significativa. Trata-se de um padrão forte que costuma estar presente em peças de aeronaves, por exemplo.

2. Retilíneo

Conhecido como padrão linear, este tipo de preenchimento 3D utiliza maior quantidade de filamento em comparação ao honeycomb, e traz linhas paralelas em direções alternadas. É ideal para projetos que precisem suportar cargas apenas na direção vertical.

3. Wave

Wave é um dos tipos de preenchimento na impressão 3D em forma de ondas, ideal para os objetos 3D que precisam ter a capacidade de se comprimir ou torcer. O projeto pode ser utilizado com filamentos flexíveis.

4. Giroide

Prático e com suporte em diversas direções, o padrão giroide apresenta rápida impressão e economia de material, por não apresentar linhas cruzadas nas camadas. Pode ser criado com resina, mas a o preenchimento pode resultar em comandos G-Code bastante complexos.

Como saber qual preenchimento usar?

Na hora de realizar o preenchimento, é importante levar em consideração alguns fatores, como o tempo de impressão. Nesse caso, os padrões em grade, retilíneos e zigue-zague são exemplos que reúnem qualidade e integridade da peça.

 

Pensando em força, os tipos de preenchimento na impressora 3D mais adequados são giroide, hexagonal e triangular, por apresentarem maior resistência estrutural. Já em relação ao uso de materiais, os padrões hexagonal e giroide proporcionam maior economia de filamento. Lembre-se de considerar o objetivo da peça para definir.

Atente-se à qualidade do filamento e resina utilizados

Maker, o próximo tópico do artigo serve de conscientização para priorizar sempre a qualidade das produções na hora de imprimir em 3D. Para um resultado final que transmita profissionalismo e uma boa resistência, não basta fazer um acabamento de qualidade; o filamento e a resina adequados também são essenciais.

 

Utilizar um filamento de qualidade é a solução ideal para aumentar a resistência do projeto ao mesmo tempo que procura diminuir a quantidade de material utilizado na impressão. Seu resultado final será forte, utilizando menos filamentos e com maior economia de tempo. Além disso, ocorrerão menos falhas nos objetos.

 

Vale lembrar que os materiais utilizados na impressão 3D podem reagir de formas distintas, a depender das condições. Isso significa que a exposição a ácidos e solventes, calor em excesso e até mesmo a radiação UV podem piorar a qualidade do objeto 3D.

 

Em outras palavras: não basta utilizar os melhores padrões de preenchimento nas suas peças 3D se você não contar com filamentos e resinas de qualidade com as condições certas para materializar seus projetos. Essa deve ser a prioridade de todo profissional que lida com impressão 3D.

O sucesso dos seus projetos 3D começam na F3D!

Consegue perceber o quanto é importante conhecer todo o universo da impressão 3D para que o resultado final dos seus projetos seja cada vez melhor? Cada detalhe conta para elevar a qualidade dos objetos 3D e tornar a sua rotina de produção mais prática.


Ao conhecer os tipos de preenchimento na impressora 3D, nós esperamos que você consiga colocar os conhecimentos em prática já na sua próxima produção. Te convidamos a acessar nosso catálogo para conhecer os modelos de impressora 3D. Encontre a máxima qualidade nas impressões aqui!