pequenas peças de suporte para impressão 3d

 

As máquinas 3D são uma espécie de portal para um mundo de criação de objetos tridimensionais: inúmeras ideias que podem ser transformadas em produtos. Agora, você, desbravando esse universo como ninguém, avançou de nível e deseja criar projetos mais complexos? Saiba que o suporte para impressão 3D será seu novo parceiro!

 

Maker, é muito importante saber como imprimir em 3D. Quando o projeto consegue desafiar a gravidade, por exemplo, é necessário saber como usar essas estruturas temporárias. No artigo de hoje do blog da F3D, você encontra as principais informações sobre os suportes. Confira a seguir!

O que são os suportes para impressão?

O suporte para impressão 3D é uma estrutura utilizada temporariamente para sustentar partes do objeto que são suspensas ou estão em balanço durante a elaboração. O objetivo é garantir a qualidade do resultado, evitando deformidades em modelos mais complexos.

 

Alguns makers acreditam que os suportes são um desperdício de material, afinal, também são peças criadas com filamento. A decisão de usá-los depende da complexidade do seu projeto: eles podem ser necessários para manter a integridade de alguns itens produzidos.

 

Para saber se o seu objeto irá precisar de um suporte em 3D, a dica é utilizar a “regra dos 45º”: caso o projeto esteja inclinado em um ângulo menor do que esse, é possível realizar a impressão sem a sustentação. Afinal, as máquinas têm uma estrutura que permite que as projeções sejam suportadas por outras camadas.

Utilize as letras Y, H e T como referência

Para avaliar se é necessário usar o suporte para impressora 3D, você pode utilizar as três letrinhas para ilustrar o seu desafio: pense que os ângulos do Y não chegam a 45º, o que significa que é possível materializar o produto sem utilizar um apoio. Porém, e os projetos em T? 

 

Considerando que a letra tem um ângulo de 90º, é necessário usar o suporte para manter a qualidade do objeto. Além disso, na letra H, é possível compreender que existem pontes. Seguindo a regra dos 5 mm, nem todas irão precisar do auxílio se você utilizar a técnica Bridging. Acima de 5 mm, acrescente as estruturas.

Quais são os principais tipos de suportes para impressão 3D?

Agora, vamos apresentar os principais tipos de suporte para impressão 3D: linear, em árvore e em grade. O primeiro da lista é o mais comum por ser versátil, funcionando em vários projetos. Ele é feito com pilares que ficam entre a mesa e o objeto a ser produzido. O desafio é remover o apoio sem danificar o modelo.

 

Já o suporte em árvore, também conhecido como orgânico, tem uma estrutura que só encosta na impressão em pontos específicos. Ele é indicado para projetos de miniaturas de animais, por exemplo. Vale destacar que esse apoio não oferece estabilidade para produtos planos, então, não deve ser utilizado neles. 

 

Algumas vantagens do suporte em árvore são a facilidade para remover sem causar problemas na impressão 3D, a economia de filamento e a confiabilidade. Esse tipo de apoio pode ser configurado no fatiador Prusa! Que tal utilizá-lo no seu próximo projeto?

 

Já o suporte em grade pode ser encontrado, por exemplo, no fatiador Lychee. Ele se destaca pela estrutura interconectada. Essa característica proporciona estabilidade e uma boa visão da impressão em 3D. Também há a economia de material em comparação aos apoios tradicionais.

Filamentos solúveis podem ajudar a prevenir danos no objeto 3D

Você sabia que é possível fazer a criação dos suportes com materiais solúveis? É o caso do filamento PVA, que é solúvel em água, e do HIPS, que pode ser dissolvido em Limoneno. O ideal, nesses casos, é ter uma impressora 3D com dois extrusores para produzir o apoio em um, e o objeto 3D em outro.

Quais são as vantagens dos suportes?

O suporte para impressão 3D oferece diversas vantagens para os makers. Primeiro, ele eleva a qualidade das produções para objetos cada vez mais robustos e complexos. Isso significa que após sair da etapa de aprendizado sobre o universo 3D, você pode aventurar-se em peças curvilíneas e mais desafiadoras. 

 

É fato que é muito interessante criar objetos úteis para a casa, por exemplo, para apoiar aquela mesa bamba ou armazenar lápis e canetas. Porém, já pensou em criar algo realmente novo e inovador? Os suportes ajudam a materializar esses itens complexos! Com eles, não há mais restrições para o seu projeto se tornar realidade. 

 

Além disso, os próprios suportes podem ser personalizados, como você viu acima. Outro ponto é a possibilidade de materializar conjuntos que têm partes separadas de uma vez só, acelerando a produção. Apenas vantagens, não é?

O que fazer com o suporte depois de imprimir a peça?

Vamos às etapas finais: chegou o momento de remover o suporte! Em primeiro lugar, você deve detectar quais são as estruturas que podem ser retiradas manualmente. O ideal é conseguir remover a maior parte do material dessa forma.

 

A segunda etapa envolve utilizar uma faca ou alicate para retirar as partes mais difíceis. Escolha uma ferramenta adequada para o suporte. Caso selecione a faca, aqueça a lâmina para facilitar o corte. 

 

A lixa também pode ajudar na remoção das partes que sobrarem. Aposte em materiais de alta gramatura, com até 1200, e faça movimentos suaves na peça para chegar à superfície do objeto. Você também pode utilizar água no produto para facilitar o processo.

Os melhores filamentos para o seu projeto estão na F3D!

Com o suporte para impressão 3D, você continuará evoluindo nas suas produções para criar obras de arte cada vez melhores. Conte com a F3D nesse processo: além dos nossos conteúdos do blog, temos um catálogo de filamentos com várias opções para o seu projeto. Acesse já!