homem segura um pequeno boneco enquanto compara-o com o desenho no computador

 

O universo da impressão tridimensional tem atraído você para criar projetos mais complexos? Saiba que estamos aqui para ajudar nessa missão! Este artigo apresenta os principais softwares de modelagem 3D, fundamentais para materializar suas principais ideias. Boa leitura!

O que são softwares de modelagem 3D?

Você quer saber como fazer modelagem 3D? Então, precisamos falar sobre os softwares, uma espécie de escultor digital que ajuda a moldar os projetos. Eles são posteriormente materializados com a impressora 3D.

 

Os softwares de modelagem 3D permitem, então, a criação de formas complexas, aplicação de texturas, renderização realista e animação — tudo isso ou a partir do zero, ou em modelos já prontos. Ao utilizar esses recursos, os makers ganham agilidade para criar, reduzindo custos com materiais físicos, por exemplo.

 

Sabia que o universo da modelagem 3D é bastante amplo? Isso significa que existem diversos tipos de programas no mercado, cada um com um foco. Os softwares CAD e CAE, por exemplo, podem ser utilizados para gerar o arquivo que será impresso com o filamento apropriado.

Quais são os principais softwares do mercado?

Você já se perguntou se existe um melhor programa de modelagem 3D? A resposta é: depende. Os principais softwares do mercado atendem a níveis de conhecimento e necessidades diferentes dos makers. Além disso, a facilidade de uso pode ser um fator determinante para os artistas.

 

Nos tópicos a seguir, apresentaremos os melhores softwares de modelagem 3D do mercado. Confira as principais características e os diferenciais de cada um para escolher o que mais se adequa às suas impressões. Acompanhe!

Inventor

A solução é utilizada frequentemente por profissionais de engenharia porque o software da Autodesk traz ferramentas de projeto mecânico e simulação. Isso possibilita desenvolvimer produções focadas em máquinas, estrutura, tubulações e tubos, por exemplo.

 

Um dos destaques do Inventor é a possibilidade de visualizar o produto virtualmente para simular o uso. Isso ajuda a validar a função e a forma, além de verificar possíveis ajustes antes de materializar. Esse recurso reduz o custo de produção e aprimora a excelência do resultado.

 

O Inventor tem, ainda, algumas atualizações recentes importantes. Elas permitem que o usuário automatize as tarefas mais comuns por meio das configurações de projeto personalizáveis. Além disso, com o programa, é possível trabalhar com qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo!

SolidWorks 

O SolidWorks é mais um sinônimo de inovação entre os principais softwares de modelagem 3D. Com ele, o usuário pode desenvolver produtos com eficiência e rapidez. Além disso, o programa tem uma interface amigável, facilitando o aprendizado.

 

O software oferece recursos de modelagem 3D avançados, ferramentas que permitem a colaboração em tempo real, gerenciamento de arquivos em nuvem, aplicações integradas de simulação e mais! O SolidWorks também traz aprimoramentos da capacidade e desempenho para que você trabalhe com a tecnologia mais recente possível.

Blender 

O Blender é uma ferramenta bastante utilizada para criar desenhos para modelagem 3D. Ele oferece vários recursos para os makers. A grande variedade de aplicações torna a elaboração e a edição dos modelos mais simples e eficientes.

 

Com essa ferramenta gratuita, é possível utilizar pincéis de escultura, pintura 3D, preenchimento e outros recursos. Outro destaque é a renderização do software ultrarrealista. Por fim, ela também possibilita importar e preparar os arquivos STL para modelagem com facilidade.

ZBrush

O último item é o ZBrush, que traz uma série de funcionalidades. Elas possibilitam criar objetos impressionantes para o público desejado. O software é indicado para elaborar esculturas e pinturas digitais, dando forma e textura aos itens.

 

A versão de 2024 do ZBrush traz alguns destaques, como o sistema de pincéis Anchors Brush, que permite moldar malhas intuitivamente. Já os itens Knife apresentam novos recursos que possibilitam o corte de peças. Também é possível utilizar a funcionalidade “Repeat to Similar” para adicionar elementos secundários.

Vale a pena pagar por softwares de modelagem 3D?

Para responder a essa pergunta, imagine a seguinte situação: você começou a empreender com peças produzidas a partir de modelagem em 3D, como joias. Concorda que esses acessórios ganham destaque por serem ricos em detalhes e até mesmo personalizados?

 

O que queremos dizer é que a produção deve ocorrer em softwares de modelagem 3D que ofereçam as ferramentas adequadas para o melhor resultado possível. Com programas de qualidade, a criatividade do empreendedor ganha asas! Isso possibilita explorar todos os recursos para produzir peças refinadas conforme o que ele pretende comercializar.

 

Isso também vale para profissionais de engenharia que utilizam muitos desenhos em 3D no dia a dia. Os softwares pagos são essenciais para a produção de objetos com mais precisão. Esses programas possibilitam maior controle das medidas e das superfícies.

 

Além disso, a riqueza de recursos dos softwares pagos permite que o profissional realize uma simulação do resultado no próprio programa. Isso traz maior confiabilidade para a impressão do objeto com a tecnologia 3D.

Conte com a F3D para o máximo desempenho dos projetos!

Você já está por dentro dos principais softwares de modelagem 3D. Agora, falta muito pouco para ter os melhores resultados nos seus projetos. Basta escolher o modelo de máquina 3D da F3D que melhor se adapta à sua necessidade e impressionar todo mundo com suas melhores impressões. Confira o catálogo agora mesmo!