O sistema/impressão AMS é uma forma inovadora de trocar as cores do filamento utilizado durante a impressão sem precisar fazer isso manualmente. Ele só pode ser usado nas impressoras 3D da Bambu, mas o seu trabalho ficará muito mais elegante e profissional.
Geralmente, as impressoras 3D imprimem em apenas uma cor ou, no máximo, usam o filamento rainbow para deixar o objeto com cores variadas. O sistema/impressão AMS, por sua vez, troca a cor durante a impressão. Continue a leitura e confira os detalhes!
A Bambu Lab é uma empresa de tecnologia de consumo com foco em impressoras 3D de mesa. Começando com a série X1, a Bambu Lab desenvolve impressoras 3D de última geração que quebram os limites entre os mundos digital e físico.
AMS é uma sigla em inglês para Sistema Automático de Materiais. Ele foi especialmente desenvolvido para você imprimir até quatro cores, escolhidas por você ou com filamentos diferentes de forma rápida e fácil. Esse sistema inteligente se comunica com o cabeçote da impressora 3D, o que garante a alimentação suave e troca automática de filamento no meio da impressão, sem precisar interromper o processo.
Dessa forma, você consegue criar objetos de decoração com cores diferentes, quebra-cabeças 3D com cores básicas e diversos outros brinquedos para aprendizado das crianças. As possibilidades são infinitas, elas dependem apenas da sua criatividade.
O sistema/impressão AMS é composto por sensores, atuadores, um algoritmo inteligente e MCU de 32 bits como alimentação. Ele gerencia habilmente a carga e descarga de filamentos, assim como a detecção e recuperação eficiente de falhas, garantindo um trabalho mais aprimorado com impressão colorida.
De forma mais prática e simples, o sistema/impressão AMS percebe quando os filamentos das bobinas estão terminando, trocando de cor e bobina automaticamente. Ele também percebe se existem falhas na impressão e, sem incomodar o usuário, já faz a correção.
O sistema/impressão AMS é muito mais do que a troca automática de filamentos. Ele também suporta até 16 cores para impressão 3D colorida, bastando conectar quatro AMS pelo hub. Além disso, esse sistema evita desperdícios de filamentos e o risco de escassez durante a impressão.
Mas não eram apenas quatro cores? Sim, para cada sistema AMS. No entanto, é possível adicionar na impressora da Bambu quatro sistemas AMS com quatro cores diferentes cada. Assim, você tem 16 cores variadas para aprimorar e diferenciar os seus projetos de impressão 3D.
O AMS permite a troca de cores durante a impressão 3D, evitando paradas desnecessárias e atrasos na produção. Mas ele tem ainda outros benefícios! Vamos conhecê-los?
Com o suporte removível ou filamento solúvel do sistema/impressão AMS 3D, você remove o suporte de impressão sem complicações. Além disso, caso a bobina do filamento acabe, o AMS passa para uma nova bobina, sem interromper a impressão nem desperdiçar material.
Mesmo se for preciso se ausentar durante a impressão, o backup de filamentos do AMS garante um processo contínuo e ininterrupto. Isso evita o desperdício de filamentos e, é claro, de eficiência energética.
Quando o filamento no cabeçote encontra resistência, isso significa que o filamento de impressora 3D pode estar emaranhado ou com o carretel preso. O sistema/impressão AMS detecta esses casos e cancela a impressão na mesma hora, evitando que a ferramenta faça impressões vazias.
Não existe mais o risco de filamentos úmidos com o sistema/impressão AMS. Ele possui vedação hermética e material dessecante que absorve a umidade para mantê-la longe do filamento.
Um sensor de umidade também detecta esse fator dentro do AMS e avisa o usuário quando ela for mais alta ou quando o dessecante precisar ser substituído. Para obter uma melhor qualidade de impressão, sempre use o filamento seco.
O sistema/impressão AMS suporta os filamentos PLA, PETG, ABS, ASA, PET, PA, PC, PVA (seco), BVOH (seco), PP, POM, HIPS e Bambu PLA-CF/ PAHT-CF/ PETG-CF. Esses filamentos absorvem menos umidade e são menos propensos a falhas devido ao excesso de água.
No entanto, não é indicado utilizar os filamentos TPE, TPU, PVA (úmido), BVOH (úmido), Bambu PET-CF/TPU 95A e filamentos de outras marcas que contenham fibra de carbono ou fibra de vidro. Esses filamentos absorvem maior umidade e podem prejudicar o resultado final do processo de impressão 3D.
Na F3D, você encontra os melhores filamentos para imprimir pelo sistema/impressão AMS. Crie projetos incríveis e muito coloridos com os nossos filamentos. Para ler mais dicas de impressoras e tudo o que envolve esse mundo 3D, veja algumas ideias de como ganhar dinheiro com impressora 3D em nosso blog e muito mais!