Maker, você já conhece o mercado de máquinas que produzem objetos tridimensionais? Existe uma variedade grande de preços, recursos e velocidades. Por isso, pode ser um desafio saber qual impressora 3D comprar. Para ajudar você nessa missão, nós criamos este conteúdo com dicas e opções de produtos. Boa leitura!
Para escolher qual a melhor impressora 3D, o primeiro passo é considerar o seu objetivo. A ideia é aprender do zero a criar peças, ou você já tem experiência e quer aumentar o ritmo da sua produção? Você também deve avaliar quais são os tipos de projetos que deseja realizar, como DIY ou joias para vender.
Você pode produzir os objetos utilizando filamentos ou resinas, o que significa que, ao escolher qual impressora 3D comprar, é fundamental observar a compatibilidade com o material a ser utilizado. O PETG é ótimo para objetos grandes e resistentes, enquanto o PLA+ suporta temperaturas mais altas, por exemplo.
Você também deve avaliar os facilitadores que vêm na impressora 3D, como o nivelamento automático. Esse recurso é valioso para makers que querem economizar tempo com o ajuste do equipamento e garantir um bom resultado desde o começo da produção: a primeira camada fica perfeita graças ao sensor.
Outro recurso para ser avaliado por quem deseja saber como escolher impressora 3D é o firmware Klipper, uma ferramenta de código aberto desenvolvida para atuar nas placas controladoras da máquina. Ela ajuda a aumentar a velocidade da impressão, dá apoio a hardwares e mais.
Vale reforçar também a importância de considerar seu orçamento no momento de escolher qual impressora 3D comprar. O preço das máquinas varia conforme os modelos e as funcionalidades disponíveis.
Agora, nós vamos começar a entrar em pontos mais específicos sobre os equipamentos para você não ter dúvidas na hora de comprar o seu. Dito isso, chegou o momento de conhecer os tipos de impressora 3D. Veja a seguir!
As impressoras de filamento também são conhecidas como FDM. Destacam-se por representarem alguns dos tipos mais conhecidos do segmento. As máquinas podem ser utilizadas por iniciantes e por profissionais empreendedores.
Há vários tipos de impressoras de filamento disponíveis no mercado: estrutura aberta, estrutura fechada, movimentação Core XY e movimentação cartesiana. Você pode escolher conforme os seus objetivos com a produção.
A impressora de resina materializa produtos com alta resolução, ou seja, fabrica detalhes que eliminam trabalho na pós-produção. Os principais tipos são DLP, SLA e LCD.
Pellets é a escolha ideal para quem busca um nível mais industrial para os objetos 3D. Aqui, nós estamos falando sobre projetos de construção para materializar produtos compostos. O equipamento aceita filamentos como PLA, PETG e ABS, por exemplo.
Agora que nós já apresentamos as principais dicas para você saber qual impressora 3D comprar, chegou a hora de escolher um modelo para os seus trabalhos. Confira abaixo as nossas recomendações para a sua próxima aquisição.
A linha Flashforge Adventurer contempla algumas das melhores impressoras 3D do mercado. A 5M é um modelo aberto, com interface amigável e funcionamento imediato após a retirada da caixa! Com ela, é possível criar objetos de decoração, brinquedos e muito mais.
A máquina atinge 600 mm/s com segurança e estabilidade, realiza o próprio nivelamento automaticamente e pode materializar objetos com vários filamentos, como PLA, Fusion Cast e muito mais.
Outro produto da linha é o 5M Pro, que atinge uma aceleração de até 20.000 mm/s², conta com nivelamento preciso para evitar falhas na primeira camada e tem pausa automática caso o filamento acabe. Terminou a impressão? Então, o desligamento é automático!
O modelo K1 conta com sistema Klipper e chega a 600 mm/s em 0,03 s! Além disso, o equipamento vem com ventilador para dar suporte ao resfriamento da câmara e tem aquecimento ágil: o filamento é derretido praticamente de forma instantânea.
Já o K1 Max conta com a mesma velocidade do outro equipamento da linha e tem o apoio da inteligência artificial para o melhor funcionamento no sensor e na câmera de monitoramento que acompanham o produto. Desfrute de impressões em cores vivas com essa máquina!
A última indicação é a Bambu P1P, um equipamento aberto com a capacidade de 16 tonalidades para materializar objetos 3D com cores vivas. A máquina ainda tem aceleração de 20.000 mm/s² e nivelamento automático, garantindo uma primeira camada excelente.
Já decidiu qual impressora 3D comprar? O próximo passo é conferir nosso catálogo e selecionar o modelo que se adapta à sua necessidade atual. Acesse agora mesmo e escolha!