impressora 3D imprimindo uma caveira branca

 

Para escolher qual é a melhor impressora 3D, é preciso levar em consideração diversos fatores. Antes de mais nada, pense no orçamento, nas características mais importantes do projeto e no que você pretende fazer com os produtos realizados.


No mercado, é possível encontrar modelos mais simples, ideais para iniciantes, e outros mais avançados, para quem pretende comercializar os resultados. São diferentes preços, tamanhos, velocidades de impressão e recursos. Por isso, a F3D criou este conteúdo recheado de dicas para você escolher a melhor impressora 3D. Continue a leitura!

Conheça os tipos de impressoras 3D

Maker, você sabia que existem diversos tipos de impressora 3D? Para você entender melhor, vamos falar aqui dos dois tipos mais comuns. Um deles é o FDM (Modelagem por Deposição de Filamento), que usa um filamento 3D (PLA, ABS, PETG ou outros) derretido e depositado camada por camada para criar o objeto.


Outro exemplo é a impressora 3D SLA (Estereolitografia). Nela, a resina líquida é curada por uma fonte de luz ultravioleta para criar objetos com alta precisão. Não costuma ser muito usada por iniciantes, mas pode ser uma boa escolha para profissionais se especializarem.


O modelo FDM apresenta um extrusor, no qual o filamento será depositado para criar o objeto. Já na SLA, um laser é utilizado para solidificar as camadas de resina líquida. Então, quanto mais completo o seu material, mais você consegue imprimir!

O que uma impressora 3D precisa para funcionar?

Ao escolher qual é a melhor impressora 3D, preste atenção aos componentes fundamentais. A impressora 3D precisa de uma estrutura sólida para suportar os movimentos precisos que realiza durante a impressão. 


Um sensor de nível auxilia a impressão correta da primeira camada, e a calibração é fundamental para uma impressão precisa. A plataforma de impressão também é essencial para escolher qual é a melhor impressora 3D, pois ela deve ser aquecida para ajudar na aderência e evitar deformidades.


Os filamentos que vêm em carretéis são alguns dos materiais essenciais para impressoras 3D. Nesse sentido, você pode escolher entre as mais conhecidas, como ABS, Nylon, PETG e PLA, cada uma com propriedades diferentes.

Valores aproximados de impressoras

Em geral, as impressoras 3D mais simples e mais populares, perfeitas para iniciantes, custam entre 2 mil e 5 mil reais. No entanto, antes de mais nada, é fundamental ter em mente o que fazer com a impressora 3D. Pretende imprimir objetos simples de decoração? Ou prefere protótipos mais trabalhados? Só depois de responder essa pergunta é que você deve comprá-la.


As impressoras 3D medianas são ideais para quem já está no ramo há algum tempo, tem experiência em projetos mais simples e quer aumentar suas habilidades. Elas custam de 6 mil a 15 mil reais, dependendo do modelo e da marca.


Já quando for escolher uma impressora 3D de grande porte, o valor acompanhará suas funcionalidades e vantagens. Elas custam, em média, de 20 mil a 100 mil reais. No entanto, são mais silenciosas, possuem uma plataforma de impressão maior e oferecem maior velocidade de impressão.

O que levar em conta ao escolher uma impressora 3D?

Na hora de comprar a sua impressora 3D, tenha em mente as suas necessidades. Certas coisas exigem tecnologias específicas para serem impressas em 3D. Além disso, a área de impressão deve atender aos tamanhos dos objetos que serão criados.


Verifique qual é a melhor impressora 3D compatível com os materiais que você deseja imprimir, que podem ser filamentos 3D ou resinas. Não se esqueça de considerar também a facilidade de montagem, operação e presença de recursos ao usuário, como o software de modelagem, já instalado em algumas impressoras 3D.


Também avalie a resolução, precisão e velocidade da impressora 3D para garantir resultados de alta qualidade. Pesquise sobre a reputação da marca e leia avaliações de usuários.

Dicas para começar a imprimir em 3D

Agora que já sabe qual impressora 3D comprar, a F3D separou algumas dicas para você colocar a mão na massa: para projetos pessoais, inicie com objetos simples para ganhar experiência, como decorações e acessórios. A sugestão é escolher as impressoras de filamentos. 


Experimente também modelos de comunidades online e converse com iniciantes e profissionais para saber como imprimir cada vez melhor. Trocar dicas e dúvidas é essencial para quem está começando.


Pensou que imprimir em 3D pode ser uma alternativa para aumentar a renda? Se você quer se aventurar nessa missão, identifique um nicho de mercado — como moda, prospecção ou objetos de decoração — e ofereça personalizações para atrair mais clientes. Lembre-se de deixar os produtos funcionais e bem-acabados.


À medida que for ganhando mais experiência e lidando com projetos maiores e mais difíceis, escolha uma impressora 3D mais complexa e completa para se profissionalizar. Esse mercado tem crescido bastante e vale a pena investir nele.

Dica extra: lembre-se da manutenção para garantir produtos de qualidade

Se você está começando a investir em impressoras, uma das dicas mais importantes é a limpeza diária dos componentes e do ambiente de trabalho. Isso é indispensável para que ela dure por muito mais tempo.


Quer garantir camadas de qualidade e produtos bem-impressos? Lembre-se de nivelar a máquina e sempre retirar os resíduos de filamentos que sobraram de trabalhos anteriores.


Para garantir a integridade do equipamento, guarde sempre a impressora em locais longe da luz e os filamentos no carretel. Não se esqueça também de repor e trocar os materiais sempre que acabarem ou apresentarem dificuldades, combinado? Com essas dicas, suas impressões serão muito mais fáceis!

Adquira sua impressora 3D na F3D!

Lembre-se que decidir qual é a melhor impressora 3D depende da sua necessidade para os projetos de impressão desejados e o que você pretende fazer com os produtos. A F3D disponibiliza diversos modelos de impressoras 3D com preços variados. 


A F3D se preocupa com o aprendizado e a informação dos consumidores. Por isso, nosso blog sempre é atualizado com conteúdos imperdíveis, como dicas para vender mais na Black Friday. Continue acompanhando!