Maker, não importa se você está iniciando no mundo da impressão 3D ou se já é um veterano: a busca pelo filamento ideal para o próximo projeto pode causar dúvidas. Afinal, para cada tipo de objeto, é necessário considerar as características do material utilizado para imprimir. Por exemplo: entre PLA ou ABS, qual seria a melhor opção?
Não há como responder de imediato. Por isso, o blog da F3D traz este artigo completo em que vamos desmistificar esses filamentos para impressora 3D, apresentando suas características, vantagens e indicações de uso. Assim, você poderá tomar a melhor decisão no seu projeto. Boa leitura!
O filamento PLA é um dos materiais mais populares para impressão 3D, principalmente para quem está começando a jornada neste universo. Trata-se de um material biodegradável e ecologicamente correto, pois se decompõe de forma natural.
Entre as principais características do filamento PLA, vale destacar que o material tem boa adesão à mesa de impressão, o que significa que as chances de falha na primeira camada são menores. Além disso, ele tem uma temperatura de fusão menor, tornando o processo de impressão 3D mais fácil.
Um ponto de atenção sobre o PLA é o seu armazenamento, porque o filamento absorve umidade. Com isso, o resultado final das impressões pode não ser tão satisfatório. A boa notícia é que esse aspecto pode ser fácil de resolver: basta guardar o material em um lugar seco e longe de umidade ou utilizar um secador.
O filamento é versátil, sendo possível produzir vários tipos de objetos 3D a partir do material! Se você é do time DIY, saiba que poderá criar itens de decoração para a sua casa e seu espaço de trabalho, como vasos de plantas e esculturas.
E se você é empreendedor(a), é possível aproveitar o potencial do filamento para materializar acessórios, como brincos, colares, pulseiras e óculos de sol. Você ainda pode criar brinquedos personalizados para crianças, como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro. Deixe a imaginação te guiar!
O PLA Premium é uma versão aprimorada do filamento e conta com aditivos que têm como objetivo melhorar a qualidade de impressão e a fluidez do objeto 3D. A principal diferença entre os PLAs consiste no grade: o PLA comum tem uma tonalidade mais amarelada, e o Premium mais clara e cristalina.
Com a fluidez do PLA Premium, o filamento se move de forma suave pela extrusora da impressora 3D, o que significa que é possível atingir velocidades de impressão maiores em comparação à versão tradicional. Vale destacar que, no catálogo do nosso site, você encontra a versão Premium, produzida em nossa fábrica.
Em relação às aplicações do filamento, a novidade é que modeladores e arquitetos podem utilizá-lo em projetos que necessitem de uma representação visual realista, como maquetes e modelos arquitetônicos. Também é possível fazer experimentos científicos e projetos de engenharia.
O ABS é um material derivado do petróleo e uma das principais escolhas para materializar objetos, devido a características como resistência ao calor e capacidade de suavizar a superfície durante a etapa de acabamento das peças.
Outras características do ABS que devem ser destacadas aqui são a durabilidade das peças e a resistência a possíveis impactos. Também vale ressaltar a possibilidade de criar projetos totalmente personalizados, devido à disponibilidade de cores.
Considerando as propriedades do ABS, tanto mecânicas quanto térmicas, saiba que o potencial do filamento é grande, sendo possível produzir tomadas de parede e partes automotivas com este material.
Para escolher entre PLA ou ABS, você deve saber que o ABS se diferencia pelos objetos funcionais que podem ser feitos, preservando a boa aparência. Destacam-se capacetes, cadeiras e até mesmo brinquedos para crianças.
Assim como acontece com o PLA, o filamento ABS também tem uma versão Premium — e você encontra no nosso catálogo! Ele é fabricado com matéria-prima virgem e passa pelo mesmo processo de fabricação.
As diferenças entre os filamentos surgem na hora de impressão, porque o ABS Premium tem uma fluidez acima da média, o que permite altas velocidades de impressão, sem perder a qualidade. Com relação ao resultado da impressão, não há muitas diferenças entre as colorações e a estética dos objetos 3D.
A escolha entre PLA ou ABS dependerá das características desejadas para a sua produção. Qual é a finalidade do seu projeto: é um objeto para o lar ou um projeto de arquitetura? Nesses casos, recomenda-se usar o PLA e o ABS, respectivamente.
O PLA pode ser utilizado em impressoras abertas e fechadas, e é mais fácil de imprimir. Então, você pode utilizar o filamento em peças que não sofrerão impacto ou exposição ao calor.
Já o ABS deve ser usado nas impressoras fechadas, e é a melhor escolha para peças que precisam de resistência térmica, pois ele suporta até 80°C. Este filamento também rende mais que o PLA, por apresentar menor densidade.
E se a sua preocupação é a sustentabilidade, a boa notícia é que você pode escolher PLA ou ABS. Isso porque, apesar de o PLA ser biodegradável e o ABS vir do petróleo, na F3D, é possível encontrar as duas versões recicláveis!
A escolha do filamento para a impressão 3D é fundamental para um resultado de qualidade. Agora que você já conhece os dois materiais, fica mais fácil escolher entre PLA ou ABS. Só falta mais uma coisa: adquirir a sua impressora 3D na F3D!