homem faz desenho em computador

 

Você já se perguntou como as peças produzidas com o apoio das impressoras 3D se materializam? A resposta está na modelagem em 3D! Com esta técnica, é possível transformar a sua ideia em um projeto digital que, na sequência, irá se tornar um objeto de verdade.

 

Porém, com tantas opções de softwares, como escolher o ideal para o seu projeto? Como ganhar dinheiro com isso? Como aprender mais sobre modelagem 3D? Neste artigo, vamos explorar o universo da impressão 3D pela ótica da modelagem em 3D. Boa leitura!

O que é modelagem 3D?

Se você quer saber o que é modelagem 3D, aqui vai a resposta: trata-se da criação de representações virtuais de objetos em terceira dimensão. Com esta técnica, você pode visualizar o projeto em todas as suas dimensões, o que permite identificar erros e fazer ajustes nas peças antes da impressão.

 

A área traz uma relação de conhecimentos técnicos e tecnológicos, unindo as noções de escultura e desenho (formas e dimensões), e de softwares de edição e modelagem em 3D. Com esse processo de criação, você pode desenvolver projetos de objetos em 3D nos principais softwares do segmento.

 

O mais interessante é que qualquer pessoa pode aprender a lidar com a modelagem em 3D, porque alguns dos softwares oferecem recursos para iniciantes. Ou seja, tanto um engenheiro quanto um maker podem explorar o potencial das ferramentas!

Para que serve a modelagem 3D?

Para saber como fazer modelagem 3D, você deve conhecer quais são as suas aplicações. Isso porque elas são vastas e abrangem diversas áreas, como a Engenharia. Aqui estamos falando, por exemplo, sobre criação de protótipos e desenvolvimento de produtos.

 

Já na Arquitetura, você pode considerar a criação de maquetes e projetos para visualização de interiores e exteriores. Os softwares de modelagem 3D ainda permitem criar móveis, produtos, objetos, peças de automóveis e muito mais. O potencial dessas ferramentas é enorme e pode ser explorado por você!

Como funciona a modelagem 3D?

Para criar um modelo digital no software escolhido, vale entender que o programa permite que você faça a manipulação das formas, personalize a sua arte e ainda aplique texturas no modelo. 

 

Finalizou a etapa? Verifique se a sua ferramenta permite a realização de testes para saber se a geometria contém erros. Então, você deve renderizar o modelo e exportá-lo no formato STL. O próximo passo é abrir no fatiador para fazer as configurações finais de impressão 3D.

Quais são os principais tipos de modelagem 3D?

A modelagem de caixa é um dos principais tipos de modelagem 3D, e é baseada na combinação de cubos, cilindros e esferas, por exemplo. Ou seja: formas geométricas simples. É ideal para criar objetos 3D que exigem menor riqueza de detalhes.

 

Já a escultura digital envolve mais formas e polígonos, o que torna os projetos complexos e detalhados. O tipo de modelagem traz resultados um pouco mais realistas do que a modelagem de caixa. Por fim, há a técnica poly-by-poly, em que o maker constrói polígono por polígono, com a maior riqueza de detalhes possível.

Quais são os melhores softwares de modelagem 3D?

A escolha do software ideal depende das suas necessidades e do tipo de projeto que deseja realizar. Abaixo, apresentamos os 4 softwares indicados por nós da F3D e suas principais características:

Inventor 

Perfeito para projetos de Engenharia, o Inventor oferece ferramentas para criação de modelos mecânicos e simulação de funcionamento. É ideal para quem busca precisão e detalhamento no resultado final.

 

O maker pode criar tubos, tubulações, estruturas e máquinas com este software. Ainda, é possível validar a forma e a função antes de materializar o conteúdo na impressora 3D, o que diminui o custo de produção.

SolidWorks

Ideal para quem busca uma modelagem 3D fácil, o SolidWorks se destaca pela interface intuitiva e pelos recursos avançados de modelagem. É uma excelente opção para quem busca um software completo e fácil de usar.

 

Você consegue desenvolver o seu projeto de forma eficiente, rápida e tecnológica, pois o software traz aprimoramentos constantes do desempenho e da capacidade. O foco do programa é a Engenharia Mecânica, e você pode criar projetos simples aos complexos para os meio médico, industrial, científico e muito mais!

Blender

Gratuito e open-source, o Blender é uma ferramenta versátil que pode ser utilizada para diversas finalidades, desde modelagem e animação até renderização. É ideal para quem busca um software completo e personalizável, além de ser altamente indicado para criar personagens e miniaturas em 3D.

ZBrush

Especializado em escultura digital, o ZBrush permite criar modelos com detalhes incríveis e realismo. É ideal para artistas e designers que querem criar personagens e objetos com alta qualidade visual.

Seu ponto de partida para a impressão 3D é a F3D!

Entender como funciona a modelagem em 3D é mais uma etapa importante para dominar a impressão 3D. O próximo passo é investir na área por meio de impressoras 3D, filamentos e muito conhecimento para materializar suas melhores ideias. Conheça nosso catálogo agora!