Maker, o artigo de hoje irá trazer algumas das principais dicas para quem deseja que a impressora continue funcionando bem por muito tempo. A manutenção da impressora 3D é uma etapa importante para prolongar a vida útil da máquina, além de manter a boa qualidade das impressões.
É importante saber que, em muitos casos, o processo de manutenção preventiva não precisa de um serviço especializado. Você pode cuidar em casa e verificar a necessidade de ajuda profissional para fazer reparos. Continue a leitura para descobrir como cuidar da sua impressora 3D!
O processo de manutenção da impressora 3D pode ser dividido em várias etapas, cada uma com um papel específico para manter o equipamento em pleno funcionamento e prevenir falhas. Os cuidados preventivos irão diminuir a ocorrência de defeitos inesperados, além de garantir uma operação mais estável.
A primeira ação que deve fazer parte do seu dia a dia é a limpeza de impressora 3D. Isso porque os resíduos podem se juntar na máquina e obstruir o bico, por exemplo. Para evitar que a qualidade das impressões caia, retire os materiais acumulados com frequência.
Outra verificação importante é a calibração da impressora 3D. Certifique-se de que os sensores e os eixos estão alinhados, para garantir impressões precisas. Lubrifique os eixos com óleo lubrificante ou graxa branca de lítio para obter uma impressão suave. Além disso, confira a extrusora e faça a limpeza do local para evitar falhas nos objetos.
Veja também os sistemas de ventilação para evitar superaquecimento. As pás do cooler devem estar se movimentando normalmente, e você pode fazer a limpeza para remover a poeira da região. Observe se há emissão de ruídos enquanto testa os componentes. Barulhos incomuns podem resultar na troca dos coolers.
Os cuidados com a impressora 3D também devem se estender aos componentes mecânicos, como as correias e os rolamentos, e você deve observar a necessidade de realizar a troca das peças desgastadas.
As correias devem se manter sempre bem esticadas, para que a impressão fique com as dimensões corretas. Caso perceba que elas estão ficando “frouxas”, a manutenção da impressora 3D será necessária para o tensionamento correto. Em caso de desgaste dos dentes, você pode trocar o item.
Monitore de forma regular a temperatura da mesa de impressão e do bico de extrusão. Lembre-se de que existem parâmetros especificados para cada modelo e, por isso, é importante segui-los para evitar problemas com o aquecimento errado e não afetar a qualidade das impressões.
A inspeção da impressora 3D continua com a verificação do equipamento e de pequenos reparos que podem ser feitos por você. Uma etapa muito importante é conferir se existem danos estruturais nos cabos ou em outros componentes da máquina.
Maker, se você acompanha o blog da F3D, já sabe da importância da primeira camada para o sucesso do projeto. Portanto, observe se a mesa da impressora apresenta arranhões, resquício de materiais, poeiras ou irregularidades que podem atrapalhar a aderência do material. Faça a limpeza periódica da região.
Monitore os endstops e os sensores, para garantir que estão funcionando de forma correta. Já a fiação elétrica deve ser observada para evitar riscos devido a cabos expostos ou fraturados.
Confira também se há atualizações disponíveis para o firmware da impressora 3D. No nosso blog, você já leu um artigo sobre o sistema Klipper e sua importância para o sucesso das impressões. Verifique se o firmware está atualizado para prevenir falhas por bugs, acessar novidades e manter um bom desempenho.
Vamos dividir essa fase em duas partes para facilitar a verificação. Em primeiro lugar, você deve observar o reservatório de filamento na sua impressora 3D para ter certeza de que a alimentação da máquina está acontecendo normalmente.
E você também deve substituir o material com regularidade. Isso porque um filamento muito antigo pode atrapalhar o resultado final da impressão, gerando falhas no objeto 3D.
Você ainda deve ter em mente mais duas ações para fazer o conserto de impressora 3D em casa. A primeira delas é acompanhar as tendências de manutenção e inovações, como autocalibração e diagnósticos remotos. Com o tempo, os pequenos reparos ficarão cada vez mais simples e automatizados.
Você também deve registrar cada vez que faz uma nova manutenção da impressora 3D, com datas e problemas encontrados, para manter o histórico de manutenção bem rastreado. Esta ação irá te ajudar a tomar decisões sobre reparos e trocas de peças.
Viu como pode ser fácil fazer a manutenção da impressora 3D em casa? Ações de prevenção irão garantir que ela funcione por mais tempo e você não precise pagar caro por consertos que poderiam ser evitados. No site da F3D, é possível as peças e acessórios que você precisa para fazer o reparo da sua máquina. Confira agora!