detalhe de bico de impressora 3d

 

Maker, você imagine que você acaba de criar um projeto incrível e, então, resolve imprimir o objeto para ver a obra-prima na palma da mão. Porém, algo dá errado e a impressão sai com falhas. Isso pode ser frustrante, mas geralmente tem solução. E limpar bico da impressora 3D é uma delas!

 

No artigo de hoje do blog da F3D, nós vamos te apresentar este problema comum entre as impressoras 3D, explicar por que isso acontece, quais são os meios para prevenir, como limpar o bico da impressora 3D e quando trocar a extrusora por uma nova. Esperamos que tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!

Por que o bico da impressora 3D entope? 

Quando você identifica que o filamento não está saindo corretamente da extrusora, é um forte indício de que ela precisa ser desentupida. Então, o primeiro passo para realizar a limpeza do equipamento é entender o que deixa o bico da impressora 3D entupido. Assim, o problema pode ser evitado.

 

A seguir, trouxemos algumas das causas mais comuns que podem gerar a necessidade de limpar bico da impressora 3D. Será que você conhece todas? Continue a leitura para descobrir!

PLA em temperatura muito alta ou baixa

Você já sabe que o PLA deve ter uma temperatura ideal para fazer a impressão 3D, correto? Quando essa temperatura está muito baixa, o filamento começa a aderir ao bico porque não derrete como deveria. O resultado? Você irá precisar desentupir o bico da impressora 3D.

 

Já quando a temperatura está muito elevada e você optou por imprimir com o PLA, o calor pode ultrapassar o final da extrusora. Isso significa que o material irá começar a derreter antes de chegar no bico, o que também resulta no aumento da pressão na cabeça de impressão.

 

Vale destacar que isso não é uma recomendação para não utiliza o PLA nos projetos. O que é fundamental aqui é atentar-se à temperatura recomendada para imprimir com o material. Inclusive, nós fabricamos uma versão Premium do PLA, que é mais resistente ao calor e à tração, e você encontra no catálogo.

Velocidade da impressora 3D muito alta 

Se você configurar uma velocidade de impressão muito elevada, em que o fornecimento do filamento não consegue acompanhar a demanda, é possível que haja problemas de obstrução no bico da impressora 3D. É importante reforçar que a passagem do material pela extrusora é uma ação limitada.

 

Então, quando você “pede” para a impressora 3D ir além de sua capacidade ao elevar demais a velocidade da impressão, podem surgir vários problemas. Assim como o bico pode ficar entupido, a qualidade do objeto 3D será ruim e ainda não haverá tempo suficiente para arrefecimento. 

Ventoinha do hotend com falhas no funcionamento

Problemas com a ventoinha também podem gerar a necessidade de limpar o bico da impressora 3D. Isso porque a falha na peça pode impactar no aquecimento do filamento antes do momento certo. Com isso, ele irá se expandir dentro do hotend e resultar na obstrução no bico.

Presença de sujeira e poeira no equipamento

Outro ponto que pode causar a necessidade de limpar bico da impressora 3D é a presença de sujeira e poeira. Isso porque a contaminação com os dois materiais pode ocorrer mesmo quando o maker toma todos os cuidados possíveis. 

 

Então, imagine o efeito de um dominó caindo sobre o outro acontecendo aqui: a sujeira e a poeira entram no equipamento, os contaminantes são carbonizados dentro da impressora, se acumulam no interior do bico, e a extrusora fica entupida. Percebeu como esse processo pode afetar as suas impressões 3D?

Como limpar o bico da impressora 3D? 

Agora que você já conhece os principais desafios que deixam a extrusora entupida, vamos às soluções! Existem algumas possibilidades que você pode incluir à rotina de manutenção e, assim, manter sua impressora 3D funcionando de forma eficiente.

 

Utilizar um filamento de limpeza é uma ação que pode ajudar a eliminar os resíduos que se acumulam dentro do bico de impressão. Você pode utilizar entre dois filamentos diferentes que são impressos em temperaturas distintas ou após concluir a materialização do objeto 3D. 

 

O banho de acetona é a segunda dica para limpar bico da impressora 3D e pode ser utilizado em filamentos como o ABS. Você deve remover o bico e mantê-lo no solvente durante a noite. No dia seguinte, utilize uma peça de aço para raspar o interior e remover as sujeiras. 

 

A última opção é, também, a mais conhecida: utilizar uma agulha para limpar a extrusora. Você deve preaquecer o bico com a temperatura da última impressão e inserir a agulha de forma suave. Faça movimentos de “empurre e puxe” para a limpeza. Você também pode usar cordas de guitarra. 

Como evitar que o bico da impressora 3D entupa? 

Prevenir o entupimento da extrusora é mais simples do que parece, maker! Você deve apostar na manutenção preventiva para evitar desafios e fazer algumas ações, como controlar a temperatura da impressão e seguir as recomendações de cada filamento.

 

Você também pode conferir se o hotend está funcionando corretamente e manter o filamento longe de sujeiras e poeira. Uma última dica é optar sempre por filamentos de qualidade, para evitar problemas com a impressora 3D e elevar o padrão dos objetos.

Quando trocar por um novo bico? 

Se você utilizou os métodos de prevenção e correção e nenhum deles trouxe o efeito esperado, talvez seja a hora de trocar o bico da impressora 3D. O ideal é substituí-lo a cada 3 ou 6 meses, de acordo com o material da extrusora (se for latão) ou com a abrasividade do filamento.

Saiba tudo sobre impressão 3D na F3D

 

Maker, nós esperamos que as dicas para limpar bico da impressora 3D te ajudem a manter a qualidade das impressões lá em cima! Se você precisar de um novo bico ou de peças de manutenção, saiba que é possível encontrar no nosso site. Clique aqui para conferir!