Você já parou para pensar como a tecnologia está revolucionando as formas de fazer inúmeras coisas? A impressora 3D de metal é um exemplo incrível disso! Com ela, é possível criar peças robustas, complexas e funcionais com materiais como aço, alumínio e titânio.
Sabia que existem modelos de impressoras que fazem peças diretamente em metal com precisão excelente? Vamos falar sobre esses modelos avançados e explorar as funcionalidades e aplicações dessa tecnologia.
Basicamente, uma impressora 3D de metal é uma máquina capaz de criar peças metálicas robustas e complexas a partir de materiais como aço, alumínio e titânio. Mas como funciona essa “magia”?
Bem, ela utiliza um processo chamado deposição camada por camada. Nele, as camadas de material, na forma de um pó metálico especial, são depositadas uma sobre a outra, e um (ou mais) lasers sinterizam o metal onde necessário, criando a forma que você programou no início.
Esse método possibilita criar peças personalizadas, de geometria complexa, e reduzir desperdícios, pois, praticamente toda a matéria-prima não utilizada pode ser reciclada e utilizada novamente. Com este método, você vai fabricar geometrias altamente intrincadas, que seriam impossíveis com métodos convencionais.
A tecnologia SLM — Sinterização Seletiva a Laser, em português — funciona fundindo o pó metálico camada por camada. Ela faz isso utilizando laser de alta potência para criar peças precisas e robustas.
Mas isso não é tudo, pois a impressora 3D para metais a laser também permite que os detalhes sejam trabalhados. Por isso, cria peças com geometrias complexas e formas intrincadas com grande precisão dimensional.
Mas você pode estar se perguntando: o que torna a SLM tão especial em comparação com outras tecnologias? Bem, essa é uma ótima pergunta! A SLM oferece alta precisão dimensional, densidade do material e resistência das peças produzidas.
Entre os modelos mais avançados, as impressoras da Zrapid se destacam por sua capacidade de executar processos, garantindo precisão, durabilidade e qualidade superior de impressão. Achou interessante? Então, vamos explorar os principais diferenciais dessas impressoras e sua eficiência na utilização de metais específicos.
Com capacidade de imprimir volumes consideráveis, laser potente e suporte a uma grande variedade de materiais, a impressora 3D de metal Zrapid iSLM 160 é uma verdadeira joia da tecnologia. Aliás, sabia que ela pode trabalhar com diferentes tipos de metais, como aço para moldes, alumínio, inconel e titânio, por exemplo?
A impressora a laser para metal Zrapid iSLM 160 é ideal para setores que demandam peças funcionais e de alta performance, como a indústria automotiva, aeroespacial e manufatureira. Esse modelo, de entrada nessa categoria, facilita bastante a criação de peças complexas e precisas, tendo um volume de impressão de 160mm x 160mm x 200mm (h).
Já com a impressora 3D em metal Zrapid iSLM 350, você consegue imprimir volumes ainda maiores do que o modelo anterior, pois conta com uma potência de laser mais intensa, além da possibilidade de vários lasers e uma versatilidade de aplicação maior. Isso significa que é possível criar peças ainda mais complexas e precisas, perfeitas para projetos industriais de grande escala. O volume de impressão da iSLM 350 é de 350mm x 350mm x 500 mm (h), podendo imprimir peças de até 150 Kg!
A iSLM 350 é ideal para quem precisa criar peças maiores e com geometrias mais complicadas, pois permite a impressão de volumes ainda maiores do que a iSLM 160. Além disso, ela oferece maior personalização, possibilitando a criação de peças metálicas com alta resistência e acabamento detalhado.
Mas se você achou peças de 150 Kg pequenas para sua aplicação, que tal a iSL 800, com seu volume de impressão de 800mm x 800mm x 1.000mm (h) com até 6 lasers e peças de mais de 300 Kg?
O aço impresso em 3D é a escolha ideal para quem busca criar peças de alta qualidade e alto valor agregado, como ferramentas industriais, suportes mecânicos, peças de máquinas e insertos para moldes de injeção, ou mesmo moldes para injeção inteiros. Isso porque suas propriedades mecânicas e industriais excepcionais incluem resistência, durabilidade e aplicação em peças estruturais e componentes industriais.
A leveza, resistência à corrosão e alta condutividade térmica do alumínio oferecem uma grande vantagem nas aplicações industriais. Isso significa que você pode criar peças leves e resistentes que atendem às necessidades específicas dos setores mais exigentes. E com a tecnologia SLM com intrincados padrões geométricos.
O titânio é um material que está sendo cada vez mais utilizado em impressão 3D por sua leveza e alta resistência à corrosão. Isso o torna ideal para aplicações críticas, como implantes médicos e peças estruturais de aeronaves, áreas em que a segurança e a confiança na produção são fundamentais.
No entanto, a impressão com titânio exige cuidado especial e ajustes tecnológicos. Isso é muito importante para garantir que as peças sejam produzidas com a qualidade necessária, como controle de oxidação e parâmetros de fusão.
Embora as impressoras para titânio tenham a mesma configuração que as impressoras para aço e alumínio, por exemplo, o gás inerte precisa de ser o argônio de alta pureza, e os acessórios necessitam ser especialmente dimensionados para o uso com titânio.
Com a impressora 3D em metal, você cria peças personalizadas com precisão absoluta, ajustando o design para atender às demandas específicas de cada setor. Isso significa que é possível fabricar produtos únicos e inovadores perfeitos para as necessidades do seu negócio.
Além disso, a impressora para metal também reduz desperdícios e melhora a eficiência de fabricação. Graças à tecnologia SLM, você pode minimizar resíduos e otimizar o processo produtivo, tornando sua empresa mais competitiva e rentável.
Agora você já conhece as vantagens da impressora 3D em metal. Que tal saber mais sobre os materiais e equipamentos necessários nesse universo?
Estamos aqui para ajudar você! Nossa loja é especializada em impressão 3D e oferece uma ampla gama de serviços e produtos para atender às suas necessidades. Continue navegando pelo blog para conhecer tudo sobre o assunto!