Dê mais cor ao seu objeto 3D com a impressão 3D colorida! Esse pode ser um diferencial importante para destacar e valorizar sua produção na horar de expor e até mesmo conquistar clientes. Afinal, cuidado e capricho são essenciais para tornar um produto mais atrativo, concorda?
Existem várias maneiras de deixar os objetos mais coloridos, e a boa notícia é que você consegue fazer isso com opções que cabem no seu bolso. No artigo de hoje, vamos aprender como aplicar diferentes tonalidades ao produto, do básico ao avançado. Boa leitura!
Para quem chegou até a impressão em 3D com o objetivo de produzir um trabalho artístico, a boa notícia é que os modelos impressos são altamente customizáveis. No caso das cores, você pode apostar em peças monocromáticas ou com múltiplas tonalidades.
Quer saber como isso é possível? Explicamos: uma das alternativas é colorir a peça durante o processo de acabamento, mas você também pode escolher seu filamento de preferência para obter o resultado que deseja. Ainda há outras formas de fazer uma impressão 3D colorida. Continue lendo para descobrir!
Se você deseja um filamento colorido para impressora 3D, o rainbow é uma excelente opção. O material traz múltiplas cores e permite que você crie obras autênticas sem precisar de equipamento extra ou configurações complicadas.
Disponível em PLA, por exemplo, o filamento ajuda a criar um produto reluzente, ou seja, com um bom acabamento inicial. A impressão 3D colorida com o material é indicada para peças grandes e com bastante preenchimento, já que a sua transição de cor é mais espaçada.
O PLA Premium Rainbow Candy é um ótimo exemplo de material em cores suaves. Além de ser um dos filamentos multicoloridos mais utilizados, ele é considerado fácil de imprimir e altamente recomendado para quem é iniciante na impressão 3D. Você pode usar o conteúdo em impressoras abertas e fechadas.
Esta segunda dica pode ser aplicada imediatamente: divida a impressão em partes, cada uma com a cor desejada. Nesse caso, você irá trabalhar o design de cada etapa da peça de forma individual.
Finalizou a primeira parte? Então, insira o filamento da tonalidade pretendida e faça a impressão. Terminou a etapa? Retire o produto da mesa e imprima o próximo pedaço do objeto na tonalidade pretendida. Faça isso até concluir a impressão. Depois, é só unir as partes.
Quer saber como imprimir em duas cores na impressora 3D? Você pode utilizar mais de um filamento colorido de forma manual, mas sem a necessidade de dividir o design em partes. Nesse caso, pause na camada desejada, troque a cor do filamento e retome a impressão em seguida.
Um ponto de atenção aqui é o momento da troca, em que você deve retirar o material de forma cuidadosa do extrusor e preparar a próxima cor. Certifique-se de que o filamento esteja encaixado corretamente para evitar falhas na impressão ou danos à impressora 3D.
Você sabia que existem modelos de impressora 3D colorida no mercado? Como esses modelos acompanham dois extrusores, você pode criar o objeto sem pausar a impressão para fazer ajustes. Na prática, isso possibilita a utilização de dois filamentos simultaneamente.
O cuidado que você deve ter é apenas a compatibilidade do modelo com uma impressora de dois bicos. Para configurar corretamente esse tipo de informação, acesse o fatiador e defina quais cores podem ser utilizadas nas respectivas partes do produto.
Outra forma de tornar a sua máquina uma impressora 3D que imprime colorido é utilizando sistema/impressão AMS. Com ele, você pode definir até quatro cores para realizar a impressão de objetos decorativos e brinquedos, por exemplo.
Para fazer a impressão 3D colorida, o sistema AMS estabelece uma comunicação com o cabeçote da impressora. Isso garante uma alimentação suave e a troca automática do filamento durante a impressão do objeto.
Após a impressão, outra etapa que pode integrar o processo de produção é o acabamento em peças 3D. Aqui, estamos falando de utilizar a tinta para trazer cor aos objetos que você desenvolveu, ou seja, não há necessidade de investir em filamentos coloridos.
Por outro lado, vale destacar que o acabamento não é apenas uma questão de passar a tinta na superfície da obra. Para um resultado ainda mais profissional, você pode lixar, utilizar o primer e um verniz, por exemplo. Verifique atentamente as recomendações de pós-produção para o filamento utilizado.
Nunca foi tão fácil fazer uma impressão 3D colorida: existem opções para pessoas com todos os níveis de experiência e orçamento. Agora que você sabe como conquistar bons resultados com a sua produção, conheça nossas impressoras 3D e filamentos para materializar suas ideias. Acesse já!