Filamentos PETG e PLA são os mais populares na impressão 3D. Eles apresentam características únicas, o que os torna ideais para cada tipo de projeto. Neste texto, vamos saber mais sobre filamento PETG vs PLA.
O filamento PETG, ou copolímero de etileno tereftalato glicol, é um dos filamentos mais utilizados na impressão 3D, principalmente para peças que exigem resistência, durabilidade e facilidade de uso. Ele tem uma excelente resistência mecânica, o que o torna adequado para peças funcionais.
O PETG também tem boa resistência ao impacto, o que permite que ele passe por choques ou pancadas sem se quebrar facilmente. É um filamento de impressora 3D resistente a produtos químicos e à umidade após a impressão. Por isso, pode ficar exposto em ambientes úmidos ou com incidência direta de água.
O PETG também tem boa aderência entre as camadas e menos visibilidade das linhas de impressão 3D.
O filamento 3D PLA, também conhecido como ácido polilático, é outro filamento popular na impressão 3D. Costuma ser muito utilizado por iniciantes, pois é mais fácil de imprimir e apresenta resultados satisfatórios. Vamos saber mais sobre ele e seus tipos.
O filamento PLA é feito de fontes renováveis, como amido de milho e cana-de-açúcar, o que o torna biodegradável. Por isso, é uma escolha mais sustentável em relação a outros filamentos. Ele também é um dos mais fáceis de imprimir, pois tem boa aderência e ótima estabilidade dimensional.
Esse filamento está disponível em 6 opções de cores, além de ser classificado em diferentes tipos de filamento PLA, como PLA Silk e PLA premium, com acabamentos especiais e cores brilhantes. O PLA também apresenta boa aderência entre as camadas, o que resulta em peças sólidas e com bom acabamento.
O PLA costuma ser usado para modelos conceituais e prototipagem rápida, como decorações, miniaturas e outras peças não funcionais. Por ser relativamente rígido, é ideal para projetos que não exijam flexibilidade. Para saber como guardar filamento PLA, lembre-se de que ele não é resistente à umidade e a altas temperaturas. Por isso, prefira ambientes frescos e secos.
O PLA Silk é uma variação especial do filamento PLA, ideal para objetos que funcionam como enfeito devido ao seu acabamento brilhante e sedoso. Costuma ser usado em projetos decorativos, como jóias, ornamentos, itens de decoração para a casa e onde mais a estética for prioridade.
O PLA premium é outra variedade do filamento PLA. No entanto, ele oferece uma maior facilidade de impressão por ser mais fluido e desenvolvido com aditivos, além de sua qualidade com superfície lisa e precisa. Costuma ser usado por quem procura resultados previsíveis e estética superior aos demais tipos de PLA.
Os materiais-base do filamento PETG vs PLA são bem diferentes. Enquanto os do PLA são biodegradáveis – como amido de milho –, o PETG é feito com produtos que possuem maior resistência e durabilidade.
Outra diferença fundamental é a resistência mecânica, maior no filamento PETG do que no PLA, sendo este geralmente usado em peças decorativas. Contudo, o filamento PLA se mostra mais flexível em relação ao PETG.
O PLA é mais fácil de imprimir que o PETG, sendo o mais popular entre os iniciantes. Apesar de ser reciclável, o filamento PETG não é biodegradável, ao contrário do PLA.
Não existe um filamento melhor para a impressão 3D. Tudo depende do projeto e das necessidades de cada um. Se você precisa de resistência mecânica e maior durabilidade, o PETG é a melhor opção. Se precisa de facilidade de impressão, sustentabilidade e peças decorativas, o PLA é a melhor escolha.
Quando for renovar o seu estoque, veja os filamentos 3D PETG e PLA e escolha o seu favorito. Lembre-se de que não existe um filamento universal, cada um tem as suas vantagens e desvantagens. O uso de cada um deles vai depender dos seus projetos e clientes.