características do filamento nylon

Maker, se você está em busca de informações sobre os materiais de impressão 3D, o artigo de hoje será muito útil. Nós iremos apresentar uma alternativa para quem deseja criar peças resistentes ou contar com uma opção versátil para imprimir diferentes objetos. Conheça as características do filamento nylon.

 

O conteúdo que preparamos para você apresenta as particularidades do filamento 3D, suas aplicações, parâmetros de impressão e os dois tipos de materiais que podem ser usados. Continue a leitura e aproveite a jornada de conhecimento no blog da F3D!

Conheça as características do filamento Nylon

O filamento Nylon é um material muito utilizado na impressão 3D. Seu nome técnico é poliamida (PA) e suas características o de outras opções para materializar objetos. Embora a impressão possa ser desafiadora, é possível aprender a configurar a máquina com facilidade.

 

A resistência térmica e a mecânica são duas das principais características do filamento, que tem ligações químicas fortes e, por isso, a rigidez na estrutura é maior. Assim, você pode criar peças em 3D resistentes ao desgaste e para diferentes aplicações.

 

Outra vantagem do filamento é a nitidez de detalhes que o material oferece em comparação a outras opções, como PLA e ABS. Se for impresso fino, ele se torna muito flexível. Ainda, é resistente a UV e a produtos químicos, além de apresentar um pós-processamento fácil com tintas, ou seja, pode ser personalizado.

Parâmetros de impressão com o Nylon

Se você criou uma peça que será materializada com o apoio do Nylon, será necessário lidar com um dos principais desafios de impressão com o filamento. Ao utilizar esses parâmetros, sua impressão sairá perfeita. 

 

Para a temperatura de impressão, você deve configurar A impressora entre 250°C e 270°C, já a temperatura de base deve ser entre 70°C e 90°C. A velocidade de impressão deve ficar entre 30 mm/s e 60 mm/s. Certifique-se de não utilizar os ventiladores de resfriamento com esse material e leia sempre a ficha técnica que acompanha o filamento.

 

Idealmente, o filamento de nylon para impressora 3D deve ser utilizado em máquinas fechadas. Isso ajuda a evitar o risco de empenamento na peça (warp), ou seja, quando os cantos do objeto se soltam da mesa e “levantam”. Por esse motivo, a mesa aquecida é tão importante na impressão.

O nylon absorve umidade?

Maker, a resposta é sim. O filamento absorve bastante umidade. Por esse motivo, é importante que ele seja conservado com a embalagem fechada e não seja utilizado em impressoras abertas sem proteção. Um cuidado que você deve ter é utilizar um secador para o rolo, para remover toda a umidade antes da impressão.

Quais são as aplicações do filamento?

Uma das principais características do filamento nylon é a sua versatilidade na aplicação. Enquanto sua nitidez favorece a criação de produtos de exibição e até mesmo estéticos, sua durabilidade e flexibilidade são propícias para desenvolver equipamentos resistentes como barracas e paraquedas. 

 

Além disso, a resistência às altas temperaturas e à pressão favorece a criação de peças mecânicas, como engrenagens. Também é possível produzir tampas de motores, parafusos, artigos domésticos, rolamentos, peças de transmissão e muito mais. São várias possibilidades para empreender!

Nylon comum e TecPlus: semelhanças e diferenças

Assim como ocorre com outros tipos de filamentos, este material também possui mais de uma variação. A seguir, iremos apresentar as características do filamento nylon comum e do TecPlus. Ambos estão presentes em nosso catálogo. Confira!

Nylon comum

A versão comum do material é bastante semelhante ao que apresentamos até aqui, com características mecânicas significativas e propriedades autolubrificantes. Vale reforçar que o filamento tem características higroscópicas. Assim sendo, é importante secar o material até 4 horas antes do uso para obter um resultado final perfeito. 

Nylon Tecplus

O filamento também conserva as características do polímero nesta versão tecnológica. Porém, o TecPlus traz um “upgrade” na sua formulação, o que significa que os principais desafios do material foram solucionados.

 

Se o usuário precisava passar uma cola ou uma fita na mesa para melhorar a aderência do material, com o TecPlus, isso já não é mais necessário. Com relação à absorção de umidade, a variação absorve apenas 0,3% em 24 horas!

 

Outro desafio enfrentado com o uso do filamento é o risco de warp, ou seja, empenamento. Com o TecPlus, isso também deixa de ser uma preocupação. Basta aquecer a mesa entre 60°C e 70°C para obter uma boa aderência e evitar problemas relacionados.

E o pós-impressão?

Um último tópico a respeito das características do filamento nylon diz respeito à etapa de pós-impressão do material. Separamos duas dicas para a etapa, sendo a primeira um lembrete de guardar o material após utilizá-lo. Já a segunda é fazer a impressão sem refrigeração forçada.

A sua jornada pela impressão 3D começa na F3D!

Você quer avançar para a produção de peças mais complexas na impressão 3D? Então, aproveite as características do filamento nylon para materializar os objetos que planeja, e mão na massa! E não se esqueça: nós estamos aqui para te ajudar em sua jornada profissional, a começar pelas impressoras 3D. Confira!