A impressão em 3D é feita com filamento, camada por camada, a partir de um modelo digital. Já o filamento de impressora 3D é usado como matéria-prima de impressão. Ele é inserido em uma impressora 3D, que o derrete e deposita em camadas para criar o objeto desejado. Que tal saber mais?
Usos da impressora 3D
A impressão 3D é utilizada em diferentes atividades com rolo de filamento para impressora 3D. Por ser versátil e capaz de criar objetos personalizados e complexos, esse tipo de impressão está sendo usado com sucesso em diversas áreas, como pequenos comerciantes, decoração, produtos domésticos e muito mais.
Para obter sempre os melhores resultados da impressão 3D, é fundamental ajustar as configurações da impressora ao tipo de filamento escolhido. Lembre-se também de seguir as práticas recomendadas de preparação e pós-processamento das peças.
Sem o filamento de impressão 3D, não existe o objeto criado pela impressora 3D. Para saber o ideal para o seu projeto, existem diversos tipos de filamentos para impressora 3D, feitos com diferentes materiais. Confira a seguir:
Ideal para iniciantes e prototipagem rápida, é usado em brinquedos e peças decorativas. Isso é útil, por exemplo, para designers que desejam testar suas ideias antes de investir em produção em massa. Este filamento PLA é biodegradável, fácil de imprimir, tem baixo odor e baixa deformação.
Existem outras variações do PLA, cada uma com características específicas para cada tipo de impressão. Um bom exemplo é o PLA Silk. Ele é feito com 80% do material usual do PLA e 20% de aditivos que melhoram o acabamento das peças impressas. Com ele, é possível fazer miniaturas e estojos para dispositivos eletrônicos, por exemplo.
Tem também o PLA Premium. Ele é bem mais fácil de imprimir, pois absorve pouca umidade, precisa de mesa aquecida (entre 25°C a 60°C) e não sofre warp, ou seja, deformações e distorções nas peças impressas, em que as bordas podem se curvar para cima ou para baixo.
Filamento indicado para peças funcionais e mecânicas e caixas de eletrônicos. É resistente ao calor e durável, mas deve ser emitido em uma impressora 3D fechada. Ele pode ser usado para produzir utensílios domésticos e organizadores.
Vale destacar que o ABS é ótimo para o pós-processamento, incluindo lixamento, polimento e pintura, permitindo alta qualidade nas peças impressas. O ABS Premium é uma ótima indicação para quem busca acabamento de qualidade.
Durável, resistente a UV, fácil de imprimir e com boa resistência química, este filamento 3D é indicado para peças robustas e de uso externo. Ele possui uma ampla faixa de temperatura de impressão e adere bem à maioria das plataformas de impressão aquecidas.
Com flexibilidade, alta resistência química e, principalmente, mecânica, este filamento de impressora 3D é indicado para componentes de uso geral e em peças mecânicas. Esse material é bem resistente e usado em diversas indústrias.
Esse filamento de impressora 3D é usado em peças de baixo custo, embalagens e protótipos. Fácil de imprimir, é leve e rígido, ou seja, um material perfeito para diversas áreas e usos.
Com baixa densidade, flexível e resistente a componentes químicos, esse filamento de impressora 3D é usado para produzir acessórios de esporte e jardinagem, por exemplo. Ele diminui o peso dos protótipos e aumenta a sua eficiência.
Além do filamento de impressora 3D que conhecemos, existem muitos outros tipos de produtos oferecidos para garantir um melhor serviço a você. Conheça um pouco mais sobre a F3D e saiba tudo sobre os acessórios de qualidade vendidos aqui. Não perca!