Está desbravando o universo da impressão 3D para começar a produzir seus próprios objetos e acessórios e deu de cara com o termo fatiador 3D? Sem neura, nós vamos explicar neste artigo o que é o software que dá vida às impressões e faz toda a mágica acontecer!
Imagine que você pretende criar um vaso de flores ou até mesmo um troféu. Entre a etapa de criação do modelo 3D e a impressão do produto, existe um software para impressora 3D chamado “fatiador”.
Também conhecido como slicer, ele fatia o modelo e informa à máquina de impressão quais camadas deverão ser criadas. Isso é possível porque o software utiliza o arquivo CAD 3D, que costuma ter a extensão STL, para converter para o formato g-code.
Vamos aprofundar um pouco mais o funcionamento do fatiador 3D e como ele se comunica com a impressora. Em primeiro lugar, vale destacar que, no geral, ele pode controlar três tipos de configurações para fornecer o comando de impressão:
configurações de impressora;
configurações da impressão;
configurações do filamento.
Para realizar essas configurações, o software de fatiamento 3D divide a atuação em duas partes: interface e lógica. A parte visual trabalha o arquivo STL, trazendo as informações necessárias sobre a superfície geométrica do modelo para exibi-la ao usuário na tela do computador.
Já a parte lógica é responsável pela leitura desse STL, o fatiamento em camadas e a escrita do g-code de forma automática. Ao fornecer as instruções para o processo de impressão 3D por meio do código, evitam-se possíveis problemas na hora da impressão.
O uso de um fatiador para impressora 3D não é apenas uma necessidade para a escrita do código apropriado para impressão. Ele também garante benefícios para o resultado final do objeto que você irá criar.
Um exemplo que podemos citar aqui é a customização, que garante uma impressão perfeita ao permitir total controle de diferentes aspectos como espessura e densidade do preenchimento. Isso otimiza o tempo de produção do objeto e até mesmo o uso do material.
Outro ponto importante é a precisão que o fatiador 3D dá ao modelo. Ao conferir melhor riqueza de detalhes na impressão do objeto, ele ajuda a aumentar a qualidade do conteúdo produzido.
Para escolher o programa para impressora 3D, deve-se levar em consideração as técnicas que existem para impressão. Vamos desbravar quais opções de programas estão disponíveis para dar vida aos seus próximos modelos?
No Flashprint, você configura com rapidez e eficiência os arquivos que serão enviados para várias impressoras 3D, inclusive as de filamento. Além disso, também é possível gerenciar os parâmetros da impressora em tempo real. O programa ainda é compatível com impressoras 3D que possuem o sistema Klipper.
Outras características desse software são a possibilidade de visualizar o modelo de forma dividida por estruturas e a autorreparação em caso de danos. Ele também oferece facilidade ao copiar o conteúdo fatiado e alta compatibilidade com as principais ferramentas de modelagem 3D.
Você pretende se aventurar no mundo da impressão 3D ou a meta é utilizar o recurso para apoiar a sua profissão? Seja qual for a resposta, o Orca pode ser a escolha ideal para o trabalho em grandes projetos ou nas etapas iniciais de aprendizado sobre o assunto.
Esse programa possui alta compatibilidade com várias impressoras 3D e sistemas operacionais, inclusive o Klipper. Ele também traz a funcionalidade de gestão de várias peças para impressão no fatiador 3D.
Apesar de apresentar diversos recursos, sua interface é limpa e amigável para quem é iniciante. Outro grande destaque é a seção de calibração, que torna as impressões ainda melhores ao facilitar a realização de ajustes em pouquíssimos cliques.
Gratuita, essa ferramenta de código aberto se destaca pela UI simples e personalização rápida dos modelos. Além disso, também é possível colorir os objetos em poucos cliques: tudo é projetado para oferecer a melhor adesão do material.
O software de fatiamento 3D conta com alguns destaques que agradam até mesmo os usuários mais exigentes. Ele possibilita a otimização da altura da camada, novos padrões de preenchimento 3D, o aumento a densidade de preenchimento dinâmico e a redução dos defeitos na região da superfície.
A última opção que iremos apresentar neste artigo traz recursos que ajudam na impressão de acessórios, objetos decorativos e muito mais. O Cura possui integração simples com diversos plugins CAD e tipos de arquivos. Em poucos minutos, sua impressão estará pronta!
Agora que você já conhece o ponto intermediário entre a impressão e o plugin CAD, ou seja, o fatiador 3D, está na hora de dar o próximo passo na sua jornada. Conheça nossas impressoras 3D, saiba qual oferece o melhor custo-benefício para você e adquira o seu modelo. Não deixe de conferir conteúdos como este para entender ainda mais como funciona esse universo!