homem compara uma recém peça em 3d impressa com o arquivo no computador

 

Pequeno gafanhoto, está na hora de dar mais um passo rumo ao conhecimento profundo sobre impressão 3D. O assunto deste artigo é sobre como editar arquivo STL, um tópico relevante para quem deseja dominar a arte de materializar as ideias de projetos tridimensionais.

 

Afinal, não basta saber o que são esses arquivos ou para que servem; você também deve conhecer quais são os principais softwares disponíveis, que permitem a edição do arquivo em STL. Vamos nessa? Boa leitura!

Como criar um arquivo STL?

Para criar arquivo STL, lembre-se do típico passo a passo que faz parte da dinâmica de impressão 3D: o formato surge praticamente no final desse processo, quando o objeto tridimensional criado é salvo na extensão para “codificar” a superfície em triângulos.

 

Com essas informações sobre o vetor e as coordenadas dos vértices, o projeto avança mais uma etapa rumo à impressão 3D. Porém, ainda é necessário dar mais um passo: abrir esse arquivo STL em um fatiador para gerar as instruções necessárias para a impressora, como a quantidade de filamento que será utilizado. 

 

Porém, vamos supor que você não tenha feito esse processo completo de criação dos arquivos em 3D e só queira fazer um “ajuste fino” no seu STL. E agora? Será que vale a pena? Continue lendo para descobrir! 

Qual é a importância da edição de arquivo STL?

Maker, você sabia que é possível encontrar arquivos STL gratuitos pela internet? Existem vários sites que permitem o download de modelos preexistentes que já são otimizados para a impressão 3D. Superprático, concorda?

 

Por outro lado, você também pode ter arquivos no seu computador que vieram de um software CAD, por exemplo. Isso permite maior personalização do seu objeto 3D antes da exportação do modelo digital no formato STL.

 

Seja qual for o caminho escolhido, você pode utilizar um editor de STL para fazer o ajuste que desejar no arquivo. Por exemplo, é possível fazer a correção de imperfeições, removendo buracos ou ajustando faces invertidas, e modificar as dimensões da peça.

 

Mesmo que o objeto tenha vindo de um site com modelos preexistentes, você pode editar arquivo STL para dar um toque único às peças. Aproveite para criar novos detalhes ou até mesmo texturas!

Conheça o 3D Builder

O 3D Builder, da Microsoft, é um exemplo de programa que permite editar arquivo STL por meio de vários recursos que integram a solução. O catálogo presente na ferramenta apresenta formas e objetos que podem ser utilizados para unir itens, por exemplo.

 

Alguns dos recursos presentes na solução são restauração automática, limpeza dos modelos e inserção de textos em alto-relevo — mas a lista não para por aí! Para aproveitar as funcionalidades, você pode clicar em “Carregar objeto” para abrir o arquivo STL que deseja editar.

 

Em seguida, você pode clicar na aba “Inserir” e colocar outras formas em sua peça — ou, então, selecionar a aba “Tinta” e pintar sua criação da cor que desejar. Em “Objeto”, você pode duplicar. Explore todo o potencial do 3D Builder!

Confira outras ferramentas recomendadas

É possível editar arquivo STL com opções mais robustas do mercado. Separamos algumas ferramentas que irão ajudar você a alcançar o máximo potencial das criações para impressora 3D. Confira-as a seguir e teste-as quando quiser!

Inventor

A solução é indicada quando a operação no arquivo precisa ser mais complexa e técnica. O software destaca-se pelo potencial de desenvolver projetos 3D funcionais, com destaque para a engenharia. Além da modelagem, é possível verificar o comportamento mecânico da peça no Inventor.

SolidWorks

O software é considerado um dos mais completos devido à possibilidade de criar modelos inovadores em uma interface amigável. As soluções do SolidWorks atingem todos os níveis de desenvolvimento de produtos, desde o projeto ao design. Uma opção robusta para quem precisa de algo a mais!

Blender 

A ferramenta é considerada um dos destaques para a criação de modelos de impressão 3D devido às ferramentas para suavizar uma superfície, por exemplo. A facilidade para importar e preparar os arquivos STL para modelagem são outros pontos fortes do Blender.

ZBrush

O assunto da vez é criar esculturas digitais? O ZBrush é a escolha certa! Com os pincéis personalizáveis que integram o software, é possível dar forma e textura ao seu objeto. Você empreende e deseja criar joias? Então, saiba que esse é um dos maiores destaques do programa.

 

Isso também vale para quem quer criar brinquedos e itens colecionáveis. A ampla lista de funcionalidades do software permite que a sua imaginação vá ao infinito e além, resultando em criações impressionantes que irão agradar ao seu público-alvo.

O melhor da impressão 3D está na F3D!

Agora que você sabe como editar arquivo STL, ficou mais fácil atingir todo o seu potencial para a criação dos seus objetos! O próximo passo é muito simples: confira os modelos de impressora 3D da F3D e encontre a melhor opção para a sua necessidade. Até o próximo artigo!