Na impressão 3D, a criatividade não pode ter limites! Isso significa que, até mesmo nos momentos mais inesperados, você pode usar essa habilidade e descobrir como reciclar filamento 3D, aproveitando as sobras de material que ficam nos carretéis após o uso.
Além de ser uma prática sustentável, a reciclagem e reutilização de materiais que sobraram das impressões em 3D transforma o que poderia ir para a lixeira em novas criações. E isso não vale apenas para os filamentos; até os suportes podem ser reaproveitados da melhor forma possível.
No artigo de hoje, você saberá como reaproveitar da melhor forma cada peça de suporte e os filamentos que restaram. Está animado(a) para descobrir como reutilizar materiais? Nós estamos, pois isso significa que você nunca mais achará que está “jogando dinheiro fora” por conta de sobras.
Os “poop”, nome dado aos restos de filamentos, podem ser reutilizados em novas criações. Se você pensa que são poucas as possibilidades de criar um objeto com filamento 3D reciclado, saiba que, na verdade, há uma boa variedade de opções. Iremos apresentar algumas a seguir.
Utilizando utensílios que você já possui em casa, como uma torradeira ou o forno, pré-aquecidos, você pode derreter as sobras e encontrar soluções práticas para recriar filamento.
Além disso, vale dar preferência ao mesmo tipo de filamento quando realizar a atividade. Você ainda pode inserir o conteúdo derretido em um molde resistente ao calor e aguardar o resfriamento para remover o material já endurecido no formato desejado.
Para quem deseja aprender como reciclar filamento 3D, outra dica é utilizar a forminha de silicone diretamente no forno. Assim, o processo é inverso ao que mencionamos acima, e o conteúdo já derrete dentro da forma.
Ainda, é possível utilizar um pedaço do filamento derretido, já resfriado, para fazer gravações a laser. É a oportunidade de criar materiais personalizados para um cliente, sua família ou para representar a sua empresa. Como? Uma ideia é gravar as iniciais e depois inseri-las em um molde de MDF para cortá-las no tamanho correto.
Já pensou em criar objetos 3D em miniatura com o que sobrou dos filamentos? Esta é uma forma de utilizar os materiais que podem ser reaproveitados para dar um novo destino a eles. Você pode desenvolver criações personalizadas para presentear amigos, familiares e até a si mesmo(a)!
É possível materializar uma série de ideias, como animais em miniatura, chaveiros, brincos, figuras de ação e muito mais. Não faltam opções! Utilize o seu software de modelagem 3D para desenvolver esses projetos ou baixe arquivos prontos para imprimir.
Você sabia que uma das formas de imprimir em duas ou mais cores na impressora 3D é por meio da troca do filamento? Esta dica é válida para máquinas com apenas uma extrusora. Você deve monitorar o processo de materialização do objeto até a etapa em que a nova cor começa a ser aplicada. Então, é só trocar o material!
Em impressoras 3D com duas extrusoras, basta configurar normalmente a etapa de impressão. Você também pode reunir os filamentos para que a materialização do objeto aconteça de forma direta, sem intervenções. Assim, sua criatividade irá resultar em peças de cores diversas e únicas!
Os filamentos não são os únicos materiais reaproveitáveis aqui. As bobinas de plástico também podem ser transformadas em criações novíssimas! Dentre as principais matérias-primas desses conteúdos, o PS é o mais fácil de ser reciclado. Porém, o descarte não é tão simples.
Assim, o melhor destino para os materiais é reutilizá-los para novas criações, que serão úteis para você e seus familiares. A seguir, veja algumas ideias e entenda como reciclar filamento 3D e suas bobinas.
Utilize as bobinas para criar diferentes tipos de dispositivos de armazenamento que serão úteis no seu dia a dia, maker! Com o apoio da impressora 3D, você pode materializar pequenas gavetas e finalizar a criação para começar a utilizá-la.
Algumas ideias possíveis de colocar em prática são: uma torre de gavetas com bobinas, ideal para guardar ferramentas e outros materiais; e um organizador de pincéis e tintas. Você ainda pode criar um expositor para exibir seus objetos 3D finalizados.
Tenha o seu próprio jardim vertical em casa! Além de aprender como reciclar filamento 3D, você pode ajudar “pais e mães” de plantas a cuidá-las melhor com um recipiente adequado. Vale lembrar que a impressora 3D pode ser usada para materializar um suporte.
Você também não gosta de fios soltos pela casa ou nos armários? Aqui está a solução: utilize as bobinas para enrolar cada um deles. Vale para extensões, sobras de fios, luzes de Natal e o que mais for aplicável.
Agora que você já entendeu como reciclar filamento 3D e sua bobina, nós esperamos que as dicas do artigo te ajudem a dar um destino eficiente para os objetos. Aproveite e confira nosso catálogo para encontrar sua próxima impressora 3D. Conte com a gente para transformar a qualidade das suas criações!