A impressão 3D oferece várias possibilidades na criação de objetos personalizados para você vender e se tornar um empreendedor de sucesso. Mas e se quiser dar um toque de cor e realismo às suas peças? Descobrir como pintar impressão 3D em PLA pode transformar suas criações em verdadeiras obras de arte!
No artigo de hoje, nós vamos ensinar o que você precisa saber para obter resultados bonitos e duradouros na pintura de suas peças em PLA. Conheça as vantagens, dicas e técnicas para uma boa finalização. Boa leitura!
A pintura de peças oferece diversas vantagens para as produções dos makers, assim como para o empreendimento. Por exemplo, podemos destacar a personalização — em que você pode libertar a sua criatividade e transformar os objetos em conteúdos únicos e autênticos — e o acabamento de qualidade.
O acabamento em PLA também traz realismo às peças, permitindo que você faça a simulação de texturas e acabamentos de materiais como metal ou madeiras. A pintura ainda traz uma camada de proteção contra arranhões e rachaduras na superfície.
Outro motivo para aprender como pintar impressão 3D em PLA é conquistar um acabamento profissional nas peças. Afinal, ao utilizar as técnicas de finalização corretas, o resultado ficará resistente e atrativo para novos clientes.
O primeiro passo antes de escolher qual tinta usar para pintar impressão 3D é preparar a peça da forma adequada. Você deve remover os resíduos de filamento e poeira, e lixar a superfície com lixas de diferentes gramaturas para tornar o resultado menos superficial. Lembre-se: quanto menor a lixa, mais abrasivo é o material.
Ao utilizar o objeto, você irá reduzir arranhões, marcações das camadas, diminuir irregularidades e produzir um acabamento uniforme. Isso também irá ajudar na adesão da tinta para PLA à superfície.
Você ainda pode utilizar um primer em spray para cobrir as imperfeições e retirar as partes ásperas dos objetos 3D. Basta aplicar uma camada fina para preencher as lacunas. Siga estas dicas iniciais para os projetos materializados com o filamento e obtenha um resultado excelente!
Vamos falar sobre tinta para impressão 3D? Existem algumas opções que você pode escolher para aplicar no objeto recém-materializado. A automotiva é uma delas, que combina com o filamento e os processos de finalização utilizados na peça.
A tinta acrílica também “combina” com o primer e se destaca por ter uma secagem rápida. Além disso, pode ser limpa com água. Ao aprender como pintar impressão 3D em PLA, não basta realizar a seleção da tinta: entender como fazer a aplicação também é fundamental.
O spray em lata, por exemplo, é uma boa alternativa para makers iniciantes. Mas se você for experiente, pode utilizar um aerógrafo para aplicar a tinta. Ao fazer o acabamento em peças 3D, é possível utilizar o pincel, uma alternativa barata, mas que pode deixar o processo mais desafiador e com risco de falhas.
Certifique-se de realizar a pintura com camadas finas de tinta. Isso porque camadas grossas podem escorrer e impedir que a cobertura fique uniforme. Além disso, é importante aguardar a secagem completa de cada camada de tinta antes de aplicar a próxima.
O próximo passo de como pintar impressão 3D em PLA é acompanhar as dicas extras que trouxemos aqui. O primeiro ponto é lembrar de testar a tinta antes de aplicá-la em toda a superfície do objeto 3D. Você também deve estar em um ambiente bem iluminado para detectar imperfeições.
Além disso, ter paciência para esperar a secagem e atenção aos detalhes é muito importante para atingir um bom resultado final. Você ainda pode aplicar um verniz após a pintura, para um resultado final expressivo.
Outra sugestão é iniciar a impressão já considerando a necessidade de realizar o acabamento. Ou seja, utilizar velocidade e altura da camada menores. Usar a versão Premium do filamento também ajuda a criar um acabamento de melhor qualidade e torna o processo de pintura mais simples.
O ABS é um dos filamentos recomendados para produzir peças que devem passar pelo processo de pintura. Isso porque o material permite o contato com a acetona para realizar o processo químico de alisamento.
Aqui não estamos falando de um removedor de esmaltes, mas de uma acetona pura. Para aplicá-la, basta ter papel-toalha e folha de alumínio e um recipiente com tampa. Você irá cobrir o pote com o papel-toalha e borrifar a acetona. Na sequência, deverá colocar a impressão 3D lá dentro, aguardar e remover.
Os detalhes de uma impressão atrairão novos clientes e manterão os atuais fidelizados à marca. Mas apostamos que você já sabe como pintar impressão 3D em PLA após conferir as dicas deste artigo. O que falta agora? Se pensou em conhecer o catálogo de impressoras 3D, acertou. Acesse já!