Saudações, entusiasta do universo de impressoras 3D! O artigo de hoje promete ser informativo e colorido, porque vamos ensinar como pintar impressão 3D. Afinal, o processo para a sua obra-prima ganhar forma não termina ao desligar o equipamento. Descubra como aumentar a qualidade da produção com a pintura!
Você é um apreciador das artes geradas por impressoras 3D, isso é um fato. Então, é claro que você não quer um objeto com acabamento pegajoso ou linhas das camadas aparecendo, correto?
Mas se você chegou até aqui imaginando que a pintura em impressão 3D se resume a aplicar a tinta, saiba que não é bem assim. Para transformar suas ideias em produções coloridas e cheias de qualidade, existem alguns processos que devem ser seguidos na etapa de pós-produção.
Agora, você irá aprender como pintar impressão 3D em alguns dos filamentos mais comuns, como ABS e PLA. No caso desses materiais que citamos, o processo de preparação é semelhante e exige um cuidado específico com superfície para melhor aderência à tinta. Confira o passo a passo completo a seguir:
A primeira etapa para pintar impressão 3D é aparar as partes ásperas do objeto para garantir uma superfície sem saliências. Alguns dos materiais mais utilizados com esse objetivo são a faca artesanal, pinças e alicates. Feito isso, vamos ao próximo passo!
Antes de fazer a pintura, você também deve lixar a superfície para deixá-la mais lisa. Vá conferindo o resultado enquanto passa a lixa, para evitar excessos. Ao atingir o nível de suavidade desejado, utilize escova e água para retirar a poeira que ficou presa e deixe secar.
A próxima parte do acabamento é a aplicação do primer para cobrir as imperfeições, deixar o acabamento mais lisinho e ajudar a fixar melhor a tinta para impressão 3D. Faça camadas leves para evitar que o produto oculte detalhes do objeto. Terminou? Agora vem a pintura!
Chegamos à etapa de utilizar a tinta para pintar impressão 3D! Escolha a técnica de pintura e se atente às indicações do fabricante na hora de aplicar a tinta. Faça camadas finas e aplique de duas a três demãos, aguardando entre 10 e 20 minutos para cada uma.
Para finalizar a pós-impressão do seu objeto, a dica é aplicar verniz para deixar um acabamento brilhante ou fosco, por exemplo. Utilize a versão em spray ou de pote para aplicar o conteúdo e voilá.
Em dúvida sobre qual tinta usar para pintar impressão 3D? Nós vamos ajudar você agora! Existem diferentes tipos que podem ser utilizados na pintura e que “combinam” com o primer, como a acrílica. Ela tem o diferencial de secagem rápida e a possibilidade de ser limpa com água.
Outro exemplo de tinta para PLA e ABS é a PVA, que se destaca pelo custo-benefício. Porém, a automotiva também pode ser utilizada para dar o acabamento desejado à produção. O importante é que você escolha uma opção que não forme camadas espessas para não afetar a finalização.
Mais um critério para quem deseja saber como pintar a impressão são os materiais utilizados para aplicação. Por exemplo, o spray em lata é considerado uma boa escolha para quem está começando, já que é acessível e prático. Por outro lado, o aerógrafo é uma alternativa indicada para os mais experientes.
Talvez agora você esteja se perguntando sobre o uso do pincel para aplicar a tinta. Esse item é mais barato quando comparado às opções acima, mas pintar uma camada uniforme pode ser ainda mais desafiador e deixar falhas. Conseguiu captar as recomendações entre as tintas e os aplicadores? Esperamos que sim!
Entendeu como pintar impressão 3D, mas ainda não se convenceu se é uma boa ideia? Então, vamos apresentar dois pontos de vista que podem ajudar na sua tomada de decisão.
O primeiro diz respeito à personalização da peça. Você já idealizou e deu forma ao objeto, por que não o deixar com a sua cara? A pintura representa uma forma de registrar o seu estilo na peça, e quem visualizar sua obra poderá identificar o autor com maior facilidade.
Pretende utilizar as impressões 3D para criar peças para venda? Seja qual for o segmento, o ato de pintar irá valorizar ainda mais a sua arte.
Convencemos você a pintar sua obra-prima? Estamos na torcida por isso! Lembre-se de tomar cuidado para acessar todos os cantinhos com a tinta e não deixar impressões digitais no objeto. Além disso, utilize roupas adequadas, respirador e luvas para um cuidado completo.
Esperamos que você tenha aprendido como pintar impressão 3D e comece a colocar em prática logo! Capriche em cada etapa da pós-impressão para que o resultado final seja de muito sucesso. Aproveite e confira nossas impressoras 3D para materializar suas próximas ideias.