Você tem enfrentado desafios com a impressão 3D ou não está satisfeito com a qualidade dos últimos objetos? Seja qual for a sua resposta, a solução pode ser mais simples do que parece! Aprender como nivelar impressora 3D pode ser o passo que faltava para garantir projetos sem falhas.
Embora seja um processo subestimado por algumas pessoas, o nivelamento da mesa é um ponto de partida para a precisão e a qualidade da superfície dos objetos 3D. Por isso, este artigo ajuda você a contornar os problemas na impressão 3D causados pelo desalinhamento. Boa leitura!
Para falar sobre a relevância do nivelamento, nós precisamos conversar sobre a primeira camada da impressão 3D. Se você já conhece nosso blog, provavelmente já leu que a etapa inicial é a mais importante do objeto, afinal, ela é literalmente a base para o sucesso do projeto.
Várias questões que ocorrem durante a impressão poderiam ser evitadas com um nivelamento adequado. A falta de aderência da camada à mesa pode resultar em ghosting, por exemplo. Outra questão é o próprio desperdício de material, tempo e dinheiro, já que uma falha normalmente resulta no descarte do objeto.
Captou por que é importante saber como nivelar a mesa de impressora 3D? Embora existam modelos disponíveis no mercado com nivelamento automático, os com ajuste manual são mais comuns. Eles devem estar configurados corretamente para a conexão correta entre o material e a superfície da máquina.
Fique de boa, maker, porque existem formas de realizar ajustes realmente eficientes para garantir uma mesa nivelada. É possível verificar com um cartão de visitas ou até mesmo utilizar sensores de autonivelamento, por exemplo. As possibilidades não param por aqui. Continue lendo o artigo para saber mais!
Será que a estrutura da sua máquina está alinhada? Chegou a hora de descobrir como nivelar impressora 3D! Assim, você poderá se certificar de que está tudo certo para garantir resultados precisos. A primeira dica é afrouxar os parafusos que dão suporte às hastes verticais, abaixar o eixo X e apertá-los novamente.
Depois que eles estiverem firmes, suba o eixo até o topo da impressora e aperte os parafusos superiores para deixar a estrutura fique estável. Então, verifique se todas as roldanas estão apertadas corretamente nas porcas excêntricas — lembre-se de não exagerar demais para não afetar a movimentação do eixo X.
Para quem tem o modelo Crearity Ender 3 V2, aqui vai uma dica valiosa para saber como nivelar impressora 3D. O primeiro passo é selecionar no painel "Disable Stepper" e "Preheat PLA" para preparar o equipamento para o processo de nivelamento.
Em seguida, ajuste a folha e a rosca inferior da mesa. Quando a primeira “trancar”, comece a soltar aos poucos até ela se mover de forma sutil. Aproveite para desabilitar os motores e mover à vontade. Em seguida, é a hora de repetir o procedimento nos outros cantos da impressora.
Sabia que existem alguns upgrades que podem transformar o resultado dos seus projetos? Então, se você quer saber como melhorar a qualidade da impressão 3D em modelos que usam filamentos, precisa conferir este tópico.
Assim como existem produtos voltados para conservar os filamentos ou melhorar o desempenho da extrusora, a dica aqui vai para quem quer descobrir como nivelar impressora 3D. A recomendação é: adquira um kit de molas amarelas para aprimorar seus próximos projetos, começando sempre pela primeira camada.
Trata-se de uma melhoria para os itens já presentes nos principais modelos de impressora de filamentos. Considerando que a primeira camada e o nivelamento são fundamentais para a impressão 3D, as molas rígidas irão aprimorar a estabilidade da mesa, além de reduzir a necessidade de nivelar a toda hora.
A resposta é: sim, vale muito a pena ter uma impressora com nivelamento automático! As necessidades e os objetivos de cada maker podem variar, mas, com essa máquina, a produção dos objetos 3D será mais eficiente. Assim, você terá menos chance de falhas na primeira camada e, consequentemente, no resultado.
Vale lembrar que você pode utilizar o equipamento para criar objetos 3D para si ou para os amigos, sem objetivos comerciais. Porém, se você for um empreendedor de joias ou itens de decoração, por exemplo, ou até mesmo um profissional que desenvolve protótipos ou elementos de engenharia, a impressora com nivelamento automático é ainda mais útil.
O que queremos dizer é que o equipamento deve ser um facilitador da rotina. Para evitar o trabalho manual e falhas na produção, invista na impressora 3D com nivelamento automático sem pestanejar. Ela usa 16 pontos para nivelar, que conferem maior precisão ao objeto.
Agora que você descobriu como nivelar impressora 3D, viu como é uma solução fácil de colocar em prática? Esperamos que as dicas ajudem a atingir resultados perfeitos! Aproveite para materializar suas melhores ideias e não se esqueça de utilizar um bom filamento. Conheça nosso catálogo!