close em uma peça de filamento flexível

Saudações, maker! Se você está pronto para o seu próximo desafio no universo 3D e deseja produzir uma peça maleável, está no lugar certo. Afinal, hoje, vamos ensinar como imprimir filamento flexível. Embarque nesta jornada para descobrir como realizar o processo de forma eficaz!

 

Ao solucionar os desafios mais comuns para utilizar o filamento flexível, você será capaz de reproduzir objetos 3D 100% autênticos, desenvolver protótipos, joias e acessórios ou até mesmo reproduzir aquele personagem do seu filme preferido com o maior grau de realismo possível. Boa leitura!

Como imprimir objetos 3D usando filamento flexível?

Para uma impressão tranquila utilizando o filamento flexível 3D, você pode seguir algumas dicas que preparamos especialmente para nossos makers. A primeira delas diz respeito à conservação: é essencial guardar o material em uma estufa de secagem, mantendo-o sempre seco. O motivo? Nós explicaremos já já!

 

Seguindo para a próxima dica, você não deve utilizar retração (retraction) devido à maciez do filamento, pois ele não irá responder de forma positiva nesse cenário. Além disso, é fundamental utilizar velocidades bem baixas para obter um resultado satisfatório na sua impressão, entre 10 a 20 mm/s.

 

Outras recomendações para quem deseja descobrir como imprimir filamento flexível são o uso do extrusion multiplier levemente abaixo de 1 e o ajuste da temperatura entre 230ºC e 240ºC. 

 

Você também pode utilizar filamentos com maior dureza no começo da impressão para obter o melhor resultado do projeto. Porém, vale ficar de olho nas características do conteúdo flexível escolhido para entender se realmente é preciso utilizar um segundo material.

Saiba mais sobre o filamento flexível 

O material para impressora 3D é produzido a partir de polímeros termoplásticos. Eles permitem que o objeto impresso sofra deformações e volte ao estágio inicial sem danos. O conteúdo é resistente a impactos e pode até mesmo ser dobrado sem quebrar. Boa notícia para muitos makers, sem dúvidas! 

 

Essa característica flexível é importantíssima para a produção de objetos 3D. Ela abre um amplo leque de possibilidades para moda, acessórios, protótipos e moldes, por exemplo. De capa de celular à palmilha de calçado, é possível materializar suas melhores ideias de diversas formas!

 

Outro ponto sobre como imprimir filamento flexível é a própria versatilidade na fase pós-impressão. Você pode pintar e fazer colagens com o objeto impresso, por exemplo. Isso valoriza a sua produção por aumentar o nível de detalhes da peça desenvolvida — é fundamental para quem empreende no setor!

Conheça o FLEX: filamento da F3D 

O material disponível em nosso catálogo é maleável, assim como outros tipos de filamentos flexíveis, mas tem um diferencial importante: um toque de rigidez. Esse aumento sutil na dureza facilita a impressão das peças. 

 

Um ponto de atenção é que, mesmo com a rigidez, o processo de endurecimento do material é mais lento em comparação com ABS ou PLA. Por isso, reforçamos a importância de reduzir a velocidade para a impressão do FLEX — assim, as camadas são construídas com o máximo de precisão e qualidade.

Como conservar o filamento?

Lembra que falamos acima sobre a necessidade de conservar o conteúdo seco? Aqui vai o motivo: o material flexível é altamente higroscópico, ou seja, ele tem a tendência de absorver a umidade do ambiente. Isso pode prejudicar as impressões 3D e afetar o resultado do objeto.

O filamento flexível é adequado para todo tipo de impressora 3D?

Se o seu desafio é saber como imprimir filamento flexível, o ponto de partida é ter uma máquina que tenha a extrusora direct drive. Na verdade, a maioria das impressoras 3D atuais já tem o recurso, mas ainda há modelos que contêm bowden e podem apresentar dificuldade na hora de criar o objeto.

 

O diferencial do direct drive é o fato de contar com o motor e o puxador juntos. Isso significa que não há folga entre os dois itens, o que evita que o material dobre e trave o processo. Aliás, você sabia que esse é um dos maiores desafios na impressão 3D de materiais flexíveis?

 

Já na extrusora bowden, o motor e o puxador são afastados. Com isso, o material precisa “viajar” por um percurso até ser liberado. É justamente esse processo que pode causar as temidas dobras, prejudicando a impressão do produto.

 

Um exemplo de equipamento que pode ser utilizado para produzir objetos 3D com esse material é a Flashforge Adventurer 5M, uma impressora 3D aberta que está disponível no catálogo do nosso site. Ela pode ser utilizada por makers iniciantes e profissionais, tem nivelamento automático e é de montagem simples.

Encontre o filamento flexível de que você precisa na F3D!

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado você a entender como imprimir filamento flexível com maestria. Agora, está na hora de explorar nosso catálogo e escolher qual cor irá materializar a sua próxima ideia. Conte conosco para apoiar todas as etapas da sua jornada criativa pelo universo 3D!