como fazer desenho para impressora 3d

 

Se você deseja realizar uma impressão 3D, é fundamental aprender como fazer desenho para impressora 3D. A criação do protótipo é feita em um software de edição especializado, principalmente se você quiser personalizar seu próprio modelo. Pensando nisso, a F3D preparou este conteúdo para ajudar na sua jornada.

Escolha o software de modelagem 3D

O processo de criar desenhos para impressora 3D envolve algumas etapas específicas. Uma dessas fases é a escolha do melhor software de modelagem, pois é nele que você vai fazer o desenho. A seguir, confira algumas das principais opções disponíveis no mercado. 

SolidWorks

Um dos mais famosos softwares de modelagem 3D para impressora é o SolidWorks, excelente para a criação de modelos inovadores. Vale lembrar que esse programa é pago, mas oferece a versão grátis para teste. 

AutoCAD

Se você trabalha na área de arquitetura, já deve conhecer o software de modelagem AutoCAD. Então, se quer aprender como fazer desenho para impressora 3D, saiba que ele é ótimo para criar protótipos destinados aos ramos hidráulico, elétrico, estrutural e mecânico para indústrias. Apesar de ser pago, também oferece avaliação gratuita. 

Autodesk Inventor

Outro programa para saber como fazer desenho para impressora 3D é o Autodesk Inventor. Além de ser uma opção mais prática para criar projetos 3D, ele oferece uma avaliação do comportamento mecânico do desenho. Assim como os anteriores, ele é pago, mas tem versão gratuita.

KeyCreator 

Se você deseja criar símbolos, desenhos, formatação e controle de escala, o KeyCreator é uma excelente opção. Suas funcionalidades simplificam e otimizam a criação de modelagem 3D, permitindo até mesmo a edição para controle das peças de mecânica básicas. Esse programa oferece uma versão gratuita por 15 dias. 

Como escolher o software ideal?

Além de saber como fazer desenho para impressora 3D e quais são os principais softwares da área, é importante escolher o programa ideal para o seu projeto. Para isso, preste atenção a alguns pontos. Um deles é o seu nível de conhecimento: o SolidWorks, por exemplo, costuma ser a melhor escolha para profissionais.

 

Além disso, veja o tipo de desenho que será realizado. Alguns softwares são melhores para modelagens, enquanto outros são ótimos para a prototipagem de bonecos. Não se esqueça também de escolher os programas que forneçam desenhos no formato STL. 

 

Vale analisar se eles estão em desenvolvimento ativo e recebendo as atualizações regulares. Avalie os recursos, pois alguns oferecem ferramentas mais avançadas para escultura, enquanto outros servem mais para as modelagens já estabelecidas.

Aprenda a usar o software

Para aprender a fazer os desenhos 3D para impressora do zero, participe de cursos gratuitos que ensinam tudo desde o início. Para isso, YouTube, Facebook e Instagram são ótimas ferramentas de estudo e aprendizagem. Inclusive, a F3D divulga conteúdos em todas essas redes.

Use um fatiador para iniciar a impressão

Com os desenhos prontos, dê início à impressão. Primeiramente, é necessário importá-los para um fatiador 3D, que trabalha como um intermediário entre o modelo 3D e a impressora, gerando o G-code, uma linguagem de programação de controle numérico (NC).

 

É no o fatiador para impressora 3D que você vai realizar o processo de configurar os parâmetros do seu desenho. São informações essenciais para o projeto, como temperatura, altura de camadas, preenchimento e outras características.

Opções de fatiadores

Para essa etapa do processo, é importante saber quais são os melhores fatiadores 3D. Entre os mais utilizados no mercado estão o PrusaSlicer, Cura, Simplify e Slic3r. Saiba mais sobre eles a seguir: 

PrusaSlicer

Desenvolvido pela empresa Prusa Research, o software fatiador 3D PrusaSlicer é gratuito e compatível com várias impressoras 3D, inclusive a de resina e a FDM, gerando automaticamente os suportes para o desenho. Sua interface é intuitiva e de fácil compreensão. 

Cura 3D

Gratuito e com código aberto, o Cura 3D é considerado por muitas pessoas o melhor software de fatiamento, podendo ser usado por profissionais e iniciantes. Além de oferecer mais de 200 configurações específicas para se adequar às necessidades dos usuários, ele ainda facilita a impressão de vários objetos ao mesmo tempo. 

Simplify3D

Com diversos recursos de acabamentos e métodos de fabricação, o Simplify3D permite a edição dos tipos de preenchimentos. Também oferece configurações de fatiamento variáveis e visualização animada e avançada da impressão com várias peças, além do controle em relação ao ponto inicial da impressão.

Slic3r

Outro bom fatiador é o Slic3r, que é muito veloz e tem um recurso para mostrar como uma alteração da configuração afeta o objeto a ser impresso. Porém, ele é mais indicado para profissionais, pois é mais complexo que os demais. 

Próxima etapa: habilite o suporte

Após essa primeira etapa, você deve habilitar o suporte de base ou realizar a orientação dos modelos para otimizar a impressão. Se a peça não tiver apoio, é necessário colocar suportes para que o processo seja bem-sucedido. Caso objeto tenha muitos detalhes em um dos lados, coloque-o verticalmente para esse lado.

Conclua a impressão

Depois de ajustar todos os parâmetros, comece a imprimir o objeto desejado. O processo não costuma ser demorado. Após a impressão estar concluída, remova cuidadosamente o modelo da base de impressão.

F3D: encontre tudo o que precisa para a impressão 3D

Você já tem o caminho ideal para aprender como fazer desenho para impressora 3D, não é mesmo? Então agora é o momento de investir na área. Na F3D, você encontra peças e acessórios, impressoras 3D, filamentos e muitos conteúdos como este. Não perca tempo e confira o nosso catálogo completo.