Você sabia que com a impressora 3D é possível criar uma ampla variedade de brinquedos criativos e únicos? Essa é, inclusive, uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro. Pensando nisso, a F3D preparou este conteúdo com todas as informações e ideias de como fazer bonecos na impressora 3D.
Primeiramente, para que o boneco 3D personalizado seja impresso em uma impressora 3D, é necessário construí-lo em um software de edição 3D. Há algumas opções disponíveis no mercado.
Se você se interessou e quer saber como fazer bonecos na impressora 3D, saiba que você pode aprender a modelar o protótipo do zero fazendo cursos gratuitos, que ensinam tudo desde o início. Para isso, YouTube, Facebook e Instagram são ótimas ferramentas de estudo e aprendizagem. Inclusive, a F3D divulga conteúdos em todas essas redes.
Por outro lado, é possível encontrar bonecos 3D para imprimir em sites confiáveis. É o caso do Thingiverse, o Cults e o Myminifactory. Todos eles contam com uma biblioteca de arquivos, sendo a maioria deles gratuitos.
Se você deseja imprimir bonecos em impressora 3D com mais detalhes, a produção por meio de equipamentos que trabalham com a resina é a mais indicada, principalmente para peças pequenas. No entanto, também é possível realizar impressões por meio da impressora FDM e usar filamentos.
A resina standard serve especificamente para impressoras 3D com luz de comprimento de onda de 405 nm e proporciona maior qualidade de impressão. Além disso, ela tem a tenacidade adequada, forte adesão e grande estabilidade. O material ainda tem rápida prototipagem.
Um dos pontos mais importantes ao se perguntar como fazer bonecos na impressora 3D é qual filamento utilizar na máquina. Nesse caso, um dos materiais recomendáveis para essa impressão é o PLA. Ele é fácil de imprimir e pode ser usado na fabricação de brinquedos com alta qualidade.
Outro filamento indicado é o ABS Premium, conhecido por sua durabilidade e resistência a impactos. Esse material está disponível em diversas cores e deve ser impresso somente em impressoras fechadas.
Se você deseja imprimir miniaturas 3D personalizadas, a resina Standard é uma excelente opção, pois dá muita qualidade à superfície e tem alto nível de detalhes. Ela ainda proporciona maior resistência mecânica às peças.
Antes de mais nada, é necessário levar alguns detalhes em consideração. O primeiro deles é o fato de a maioria dessas impressões serem feitas em partes. Isso ocorre porque as articulações geralmente não podem ser produzidas como o mecanismo print-in-place, que é quando a peça é impressa com as partes juntas.
Vale ressaltar também que, ao lidar com esses detalhes, é preciso definir o tamanho da peça de maneira correta. Dessa forma, você garante melhores resultados na impressão.
Após o processo anterior, importe os arquivos STL individuais para um programa fatiador. Ele trabalha como um intermediário entre o modelo 3D e a impressora, gerando o G-code, uma linguagem de programação de controle numérico (NC).
Na sequência, é necessário habilitar os suportes de base ou fazer a orientação dos modelos para que a impressão seja otimizada. No caso de peças com overhang – impressas sem o apoio da camada de baixo –, é preciso colocar suportes para que o processo seja bem-sucedido.
Caso você esteja trabalhando com alguma peça que tenha mais detalhes em um dos lados, o ideal é orientá-la verticalmente para esse lado. Isso porque o eixo Z da máquina tem mais precisão do que os eixos X e Y.
Para obter impressões mais resistentes, o ideal é posicionar paralelamente as peças longas em direção às camadas. Um exemplo disso é imprimir os braços dos bonecos de impressora 3D na posição horizontal ao invés da vertical.
Após acertar todos os procedimentos que foram descritos acima, é só dar início ao processo de impressão e esperar. Não vai demorar para você obter o boneco com as características desejadas.
Agora que você já sabe como fazer bonecos na impressora 3D, é legal entender um pouco sobre a etapa pós-impressão: o acabamento da peça. Nesse estágio, você faz com que o boneco fique ainda mais realista e personalizado. A pintura serve para consertar falhas e erros de impressão, ou até mesmo colorir o boneco.
Uma das técnicas mais conhecidas é a pintura à mão. Ela consiste na utilização de pincéis de boa qualidade e exige a habilidade para fazer traços firmes. Outra opção é realizar o processo com uma esponja, que pode ser cortada em vários tamanhos para aplicar a cor desejada no objeto.
Ainda existe a técnica de pintura aerógrafa, na qual é utilizado um equipamento que pulveriza a tinta por meio de ar comprimido, disparando os pigmentos em alta velocidade. É importante saber manusear muito bem o aparelho para alcançar um resultado satisfatório.
Por último, mas não menos importante, há a Hydro Dipping. Essa é técnica de transferência de imagens para os objetos por meio da imersão em água utilizando uma pelúcia texturizadora na superfície.
Agora que você já sabe como fazer bonecos na impressora 3D, que tal investir nessa área? Na F3D, você encontra peças e acessórios, impressoras 3D, filamentos e muito mais. Não perca tempo e confira o nosso catálogo completo.