Se está iniciando a sua jornada pelo universo da impressão 3D, é certo que irá encontrar um grande volume de informações sobre máquinas, tutoriais de impressões e tipos de filamentos. No artigo de hoje, vamos apresentar as características do filamento PLA, para que você dê o pontapé inicial na prática.
Este filamento é considerado uma excelente opção para começar, graças à facilidade de uso e versatilidade. Neste guia, vamos explorar as principais características do PLA, suas aplicações, parâmetros para imprimir PLA e como ele se compara ao ABS, outro filamento popular. Boa leitura!
PLA é uma sigla para Ácido Polilático, um polímero termoplástico derivado de fontes renováveis. Isso o torna um material biodegradável e ecologicamente correto, o que significa que ele irá se decompor de forma natural. Além disso, é um dos materiais mais populares da impressão 3D.
Outro ponto importante para quem deseja saber o que é filamento PLA é a sua facilidade para impressão. O PLA não precisa de impressoras fechadas para você materializar suas ideias, e pode ser utilizado em temperaturas menores, em comparação a outros materiais.
Uma das principais características do filamento PLA é a boa adesão à mesa de impressão. Por isso, as chances de haver falhas na primeira camada são menores.
Outra característica do filamento PLA é o seu baixo custo entre as diversas alternativas de materiais no mercado. Isso o torna acessível para quem está começando os primeiros projetos com impressão 3D. E há uma variedade de cores para o material.
Também vale destacar que o filamento PLA é um material atóxico, ou seja, não causa problemas à saúde se houver contato com a pele. Assim, pode ser usado em áreas médicas e alimentícias. Ele também não solta gases tóxicos ao ser aquecido, dispensando o uso de máscara.
Você deve saber como guardar filamento PLA, porque o material costuma absorver umidade com certa facilidade, o que pode afetar o resultado final da impressão. Porém, a boa notícia é que isso é facilmente resolvido desde que você guarde o PLA em local seco, sem umidade, ou utilize um secador.
Você conhece os parâmetros para imprimir PLA? Vamos apresentá-los agora! A temperatura de impressão varia de acordo com o tipo de PLA utilizado, porém a média está entre 190°C e 220°C.
Já a temperatura da mesa para materializar objetos produzidos com o filamento é muito inferior, se comparada às outras opções de materiais do mercado. Embora não seja extremamente necessário aquecer a mesa para obter um resultado de qualidade, pode-se manter a temperatura em torno de 60°C.
Uma das características do filamento PLA mais marcantes é a sua versatilidade, o que significa que você pode produzir diversos tipos de objetos 3D usando o PLA! Um primeiro exemplo é a criação de protótipos funcionais, devido ao baixo custo e à facilidade de impressão.
As peças decorativas também são um destaque. Você pode criar vasos, enfeites, porta-canetas, esculturas e muitos outros itens de decoração para a sua casa ou para empreender. E ainda pode materializar acessórios, como óculos de sol, colares, pulseiras e brincos.
Outra possibilidade são os brinquedos personalizados para crianças, como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro, considerando que o PLA é seguro para a pele dos pequenos. Deixe a imaginação conduzir o seu trabalho!
O PLA Premium é uma versão com aditivos que aprimoram o filamento e tornam a qualidade de impressão e fluidez melhores. Assim, o material se move de forma suave pela extrusora e pode atingir velocidades de impressão maiores do que a versão tradicional.
A principal diferença entre os tipos de filamento PLA é o grade. A versão Premium apresenta uma tonalidade mais clara. Já entre as aplicações, aqui entra a indicação para modelos arquitetônicos e maquetes.
A resposta é: depende! Quais são as características que o seu material precisa apresentar? Qual é a finalidade do seu projeto? Se você não tem uma ideia específica em mente e só quer praticar, uma pergunta mais simples é: “Qual é a sua impressora 3D?”. Isso porque o ABS só pode ser usado em impressoras fechadas.
Por exemplo, se você precisa de resistência ao calor e qualidades mecânicas, o ABS é a melhor escolha. É possível produzir partes automotivas com este material, além de tomadas de parede. Tudo isso com a possibilidade de suavizar a superfície na etapa de pós-produção, ou seja, você um acabamento perfeito.
A escolha do filamento é essencial para obter bons resultados na impressão. Agora que você já conhece as características do filamento PLA, ficou muito mais fácil de acertar na hora de materializar as suas ideias. Então, só falta escolher a sua impressora 3D na F3D!