vasos coloridos impressos em 3D

 

Você  é um maker experiente ou está começando a navegar pelo universo da impressão 3D? Seja qual for a resposta, nós apostamos que já ouviu falar do PETG, um dos materiais para impressora 3D mais conhecidos e utilizados em projetos. Mas você sabe quais são as características do filamento PETG?

 

O PETG se destaca pela resistência e versatilidade que proporciona aos projetos. Quer saber se ele é a escolha ideal para o seu dia a dia? Então, continue a leitura para descobrir quais são as principais características do filamento PETG, suas aplicações e comparação de uso com outros materiais, como o ABS. 

Quais são as principais características do filamento PETG?

O filamento PETG, também conhecido como copolímero de etileno tereftalato glicol, tem algumas características que o tornam uma escolha fácil entre makers. A primeira delas diz respeito ao momento da impressão 3D, uma vez que ele apresenta aderência entre camadas e menor visibilidade das linhas de impressão.

 

O material é considerado um filamento resistente, o que significa que pode sofrer impactos, como pancadas, sem que se rompa facilmente. A resistência do PETG também vale para contato com umidade e produtos químicos após a impressão. Por esse motivo, não há problemas em ficar exposto a ambientes úmidos.

 

O filamento PETG para impressora 3D ainda tem outras vantagens, como não emitir gases tóxicos e não desmanchar as camadas ou o processo conhecido como warping. Vale lembrar que essas deformidades são muito negativas para o resultado final das peças e podem atrapalhar a produção.

Quais são as principais aplicações do filamento?

Por apresentar elevada resistência mecânica, o filamento é indicado para a produção de peças funcionais e duráveis. Confira algumas das principais aplicações:

 

  • brinquedos;
  • protótipos de engenharia;
  • peças mecânicas.

Quais são os requisitos técnicos para usar o filamento?

Algumas características importantes do filamento PETG dizem respeito ao seu uso em impressoras 3D: tanto as opções abertas quanto as fechadas podem utilizar o material para materializar os projetos. 

 

Na hora de configurar a impressora 3D, é fundamental que a calibração da máquina seja feita corretamente. A extrusora não pode arranhar a camada anterior, caso contrário surgirão fios. Se o filamento estiver se acumulando, basta subir 0,02 mm no eixo Z para resolver o desafio.

 

Você também pode acertar a retração para sugar o PETG de volta para a extrusora e ativar o Wipe Nozzle com uma distância de 5 mm para evitar falhas no resultado final. Reduzir o fator de extrusão em 0,05 mm também pode deixar o objeto 3D mais bonito.

Filamento ABS ou PETG: qual utilizar?

O ABS é uma opção que pode ser utilizada em impressoras 3D fechadas, além de ser um dos principais filamentos utilizados devido à sua resistência. Esse material ainda pode ser finalizado, pois não há riscos de danificar a superfície ao usar a acetona, por exemplo.

 

O filamento ABS também conta com uma versão premium, produzida com matéria-prima de qualidade mais elevada, com um grade que torna o filamento mais fluido. Com isso, é possível obter camadas mais aderentes, assim como ocorre com o PETG.

 

Outra semelhança entre os filamentos PETG e ABS é a necessidade de uma base aquecida para ter boa aderência entre as camadas. Já a diferença é que o ABS é mais recomendado para peças que ficarão expostas ao sol.

Qual filamento é melhor, o PLA ou PETG?

Quer saber a diferença entre PETG vs PLA? Os materiais têm bases distintas: o PETG é produzido com produtos mais resistentes, e o PLA produtos biodegradáveis. Além disso, o PLA é melhor aproveitado em peças de decoração. 

 

Assim como o ABS, o PLA também conta com a versão premium. A primeira opção é um derivado que traz ótima qualidade na hora da impressão 3D, além de pureza e fluidez. Já a segunda versão é indicada para aumentar o brilho e proporcionar elegância às peças.

 

Por outro lado, o PLA pode ser mais indicado para os makers iniciantes, por ser mais fácil de imprimir. Porém, não é possível dizer qual deles é o melhor para a impressão 3D, já que a resposta depende das necessidades de cada projeto.

 

Por exemplo, considerando que o seu desafio é produzir miniaturas e peças decorativas para o lar, o PLA é a opção mais indicada. Caso você queira produzir um utensílio que sofra esforço mecânico, o PETG é o material adequado para materializar os projetos de impressão 3D.

Encontre o filamento para impressora 3D na F3D!

Chegou a hora de renovar o seu estoque de materiais? Após conhecer as características do filamento PETG, te convidamos a conhecer nosso catálogo do site e considerar o conteúdo em seu próximo projeto. Escolha a melhor cor e coloque a mão na massa para materializar suas ideias!