Você está pronto para dar um toque profissional ao seu projeto de impressão 3D, mas está em dúvida de como fazer? Talvez esteja faltando um detalhe: o acabamento em peças 3D, que gera um resultado superior. Continue a leitura deste artigo que preparamos sobre essa etapa importante.
Vamos começar esse conteúdo mostrando os primeiros passos para quem deseja aprender como dar acabamento em peças 3D. Conheça alguns dos produtos queridinhos do processo de pós-impressão 3D a seguir!
Lixar e polir é uma técnica muito comum para tornar o resultado das impressões menos superficiais. Podem ser usadas lixas de diferentes gramaturas, sempre lembrando que quanto menor, mais abrasivo o material é.
Utilizar a lixa nos modelos 3D pode ajudar a diminuir irregularidades, arranhões e até mesmo marcações da camada, resultando em um acabamento uniforme. Porém, é necessário ter cuidado ao realizar esse polimento para não prejudicar o resultado.
O primer em spray costuma ser utilizado para fazer a cobertura de detalhes imperfeitos e eliminar partes ásperas dos objetos 3D. Por isso, é só aplicar uma camada fina nas impressões e preencher as lacunas. O resultado? Acabamento lisinho!
A pintura também pode ser utilizada na pós-impressão logo após lixar e aplicar o primer. As tintas para impressão 3D mais utilizadas são em spray, aerografia e com pincel. Além disso, uma recomendação extra é acrescentar mais uma camada transparente de tinta no final para preservar o acabamento e deixar o produto reluzente.
Com o ajuste das vibrações da impressora 3D, o equipamento ganhará estabilidade. Isso significa que o resultado será ainda mais preciso, apresentando melhor aderência entre as camadas.
Por isso, a dica é sempre ficar de olho no seu equipamento para conferir se as impressões estão seguindo a sua expectativa com relação à qualidade. Assim, ficará muito fácil a etapa de acabamento em peças 3D.
Para você entender os diferentes tipos de acabamento em peças 3D, deixamos um lembrete: os materiais devem ser utilizados de acordo com o filamento escolhido para a impressão 3D.
O acabamento em PLA pode ser mais difícil por não ser um material solúvel em acetona. Ele também não é resistente ao calor, ou seja, não é capaz de aguentar altas temperaturas. Porém, calma! Nós vamos ajudar você a deixar as peças com um resultado impecável. A recomendação é lixar o material com cuidado para não danificar e fazer a pintura para dar os toques finais.
Para o acabamento em ABS, a acetona é um dos principais materiais utilizados para fazer o processo químico de alisamento. Aqui, a técnica que costuma ser usada se chama Suavização por Vapor de Acetona.
O primeiro ponto de atenção é não utilizar um removedor de esmaltes para fazer o acabamento, porque esse produto possui aditivos. Utilize uma acetona pura, combinado? Para o procedimento, pegue um recipiente com tampa, papel-toalha, folha de alumínio e a própria acetona.
Feito isso, cubra o pote com papel-toalha em todos os lados e borrife a acetona. Em seguida, adicione o papel alumínio no fundo para proteger o seu modelo 3D, coloque a impressão lá dentro e tampe o recipiente.
Atenção aqui, porque o modelo pode continuar derretendo após ser retirado do pote. Então, avalie com cuidado o momento de removê-lo. Maker, mais um aviso importante: para dar esse tipo de acabamento em impressão 3D, não se esqueça de usar luvas e máscaras, hein?
O acabamento para esse filamento pode ser um processo simples graças ao álcool etílico. Ele pode colar diferentes peças impressas em filamento PVB, uma vez que amolecer as extremidades facilita a aderência. Outra vantagem é a suavização das camadas, que aprimora a aparência do projeto.
O processo de acabamento em peças 3D precisa ser feito com alguns cuidados quanto aos materiais utilizados para suavizar os filamentos. A primeira dica é sempre utilizar equipamentos de proteção, como máscara e luvas, para evitar irritações na pele, inalação ou marcas de impressões digitais nas peças.
Além disso, a selagem e a impermeabilização das peças podem torná-las mais resistentes à umidade e aos produtos químicos. Por isso, a aplicação de vernizes, resinas epóxi e banhos eletrolíticos é eficaz para garantir ainda mais qualidade.
Tome cuidado com materiais inflamáveis e partículas finas que podem ficar no ar após o lixamento. Cuide também da região dos olhos, especialmente ao utilizar acetona. Uma boa ventilação no ambiente ajuda bastante nesse caso.
Por fim, preste sempre atenção à velocidade utilizada no acabamento. Sabe aquele ditado “a pressa é inimiga da perfeição”? Ações muito rápidas podem afetar o resultado. Por isso, seja paciente e detalhista para conseguir um modelo impecável. Seus clientes irão agradecer!
No resultado da impressão 3D, o que contam são os detalhes. Agora, você já sabe como fazer acabamento em peças 3D com capricho e excelência! Chegou a hora de conhecer nossas impressoras 3D e filamentos para materializar suas ideias. Acesse já!